A substância química ketamina, também conhecida como cetamina ou quetamina, é um composto utilizado para induzir e manter a anestesia em seres humanos e animais, gerando um estado de transe que proporciona alívio da dor e sedação. Comercialmente disponível sob nomes como Ketalar e Cetamin, por exemplo, a ketamina é utilizada tanto para fins medicinais quanto recreativos, sendo capaz de causar perda de memória.
Nos últimos anos, a ketamina também tem sido explorada no tratamento da depressão. Um estudo do ano passado revelou que pacientes submetidos à administração intravenosa da substância em três clínicas privadas apresentaram uma “melhoria significativa” nos sintomas de depressão, ansiedade e ideação suicida.
Porém, casos recentes levantaram preocupações sobre o uso ilícito da ketamina. O laudo de autópsia do ator Matthew Perry, famoso por seu papel na série “Friends”, indicou que sua morte foi resultado dos “efeitos agudos da cetamina”, seguidos por afogamento. Perry estava em tratamento médico com a substância para depressão e ansiedade. As circunstâncias de como o ator obteve a droga estão sendo investigadas pela Polícia de Los Angeles.
Outro caso é o da ex-sinhazinha do Boi Garantido, Djidja Cardoso, cuja morte em 28 de maio foi atribuída ao uso de ketamina. A investigação apontou que a droga estava presente em “rituais” envolvendo substâncias ilícitas realizados pela família de Djidja. Cinco pessoas foram presas até o momento, e as autoridades continuam investigando o caso, reunindo depoimentos e evidências, incluindo fotos e vídeos que mostram a ketamina sendo utilizada.