O governador Jerônimo Rodrigues (PT) submeteu à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em 2 de maio, sua proposta de reajuste salarial para os servidores públicos estaduais. O projeto de lei prevê um aumento linear de 4% para todos os trabalhadores do Estado. Segundo a proposta, o reajuste seria de 2% a partir de 1º de maio de 2024 e de mais 2% a partir de 31 de agosto de 2024. No entanto, a proposta ainda precisa ser apreciada pelos deputados estaduais na Alba.
Para agilizar o processo e encaminhar o projeto diretamente ao plenário da Alba, Jerônimo solicitou aos deputados a aprovação da tramitação da pauta em regime de urgência. Em uma justificativa enviada aos parlamentares, Jerônimo destacou que o reajuste resultaria em um aumento de mais de R$ 463 milhões nas despesas com pessoal em 2024, e de R$ 890 milhões nos anos subsequentes.
O governador ressaltou que o Estado fez um grande esforço, dentro de suas capacidades financeiras, e após análises, apresentou uma proposta de reajuste que visa preservar o equilíbrio fiscal e a solidez das contas públicas. A proposta do governo da Bahia fica ligeiramente abaixo da inflação oficial (IPCA) acumulada no Brasil em 2023, que foi de 4,62%.