Um relatório do governo do Japão indicou a possibilidade de um megaterremoto matar cerca de 300 mil pessoas. O documento divulgado nesta segunda-feira (31), apontou ainda que uma quantia de US$ 1,81 trilhão pode ser perdida caso o megaterremoto ocorra.
Segundo a CNN, o sismo é esperado há muito tempo na costa do Pacífico, podendo causar tsunamis devastadores e o colapso de centenas de edifícios.
Conforme a publicação, o dano de 270,3 trilhões de ienes, ou quase metade do produto interno bruto (PIB) total japonês, seria superior à estimativa anterior de 214,2 trilhões de ienes.
O relatório do Gabinete do Governo mostrou que a nova estimativa foi baseada em pressões inflacionárias e dados atualizados de terreno e solo, que expandiram as áreas de inundação previstas.
É importante lembrar que o Japão é considerado um dos países mais propensos a terremotos do mundo. As autoridades locais projetam uma chance de cerca de 80% de um terremoto de magnitude 8 a 9 ao decorrer de uma zona de fundo marinho trêmula conhecida como Nankai Trough.