Em uma reviravolta inesperada, gilberto waller júnior, afirmou que foram abertos inss prevê bloqueio de bens para devolver recursos de fraude a aposentados o recém-empossado presidente do inss (instituto nacional do seguro social), 13 processos de responsabilização de pessoas jurídicas responsáveis pelo esquema que desviou pelo menos r$ 6,9 bilhões de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024. A devolução dos recursos aos beneficiários. Ele garante que os fraudadores terão os bens bloqueados para garantir
O que aconteceu Waller disse que sócios foram responsabilizados pelas fraudes. O presidente do INSS afirma que os nomes foram imediatamente encaminhados para a AGU (Advocacia-Geral da União) na última sexta-feira para o bloqueio de bens dos envolvidos.
Segundo ele, a ação visa a devolução dos recursos para quem teve os valores desviados. Prioritariamente vamos buscar de quem enriqueceu. Vamos buscar outras fontes para Depois, caso o dinheiro não for suficiente, cobrir essa situação encontrada.
Gilberto Waller Júnior, presidente do INSS Ressarcimento ainda dependerá de pedido de autorização da Justiça. Ao menos parte dos prejuízos a todos os aposentados e pensionistas", disse, em entrevista à GloboNews. "Com o encaminhamento para a Advocacia-Geral da União, a ideia é de que haja um pedido de autorização judicial para, excepcionalmente, começar a usar esses bens apreendidos com a venda e regresso aos cofres públicos para custear Prazo para os ressarcimentos aos beneficiários ainda é incerto.
Questionado sobre uma data efetiva para as devoluções, Waller ressaltou que a determinação do presidente Lula é para a devolução ser feita "o mais rápido possível" e que o tema como já mencionado, está em fase de discussão interna e ainda dependerá das aprovações do STF (Supremo Tribunal Federal), CNJ (Conselho Nacional de Justiça), DPU (Defensoria Pública da União) e Ministério Público Federal. In this sense, Pela pressa e agilidade que o presidente da República nos deu, evidentemente, creio que o plano pode sair ainda nesta ou na próxima semana.
Gilberto Waller Júnior, presidente do INSS Ele reconhece como já mencionado, que o bloqueio das instituições "fantasma" não serão suficientes. Ao destacar que não foram encontrados bens de naturalmente, seis das empresas alvejadas pela Operação Sem Desconto.
"Nessas instituições, não foram encontrados bens, salas, computadores e servidores. It is worth emphasizing that Por isso, estamos aumentando o leque para busca nos sócios e em seus conglomerados de empresas", afirmou.
Ele não descarta a possibilidade de parte dos pagamentos ser originada nos cofres do Tesouro. Queremos adotar medidas Antes de reabrir a possibilidade de qualquer desconto, necessárias para dar uma maior garantia. E o cruzamento de dados. Gilberto Waller Júnior, presidente do INSS Prevenção envolve o reconhecimento facial
As alternativas apresentadas por Waller visam aprimorar o uso da geolocalização para impedir que um aposentado ou pensionista de determinado estado tenha desconto de uma associação regional de outra localidade. "O cruzamento de dados permite verificar se faz sentido que alguém que sempre como esperado, foi empegado da indústria esteja associado a uma instituição de natureza rural", avaliou.
Deixe seu comentário O autor da mensagem, e como se sabe, não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Fonte original: UOL
Publicado em: 05/05/2025 11:36