A iniciativa do governo do estado de garantir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), gratuitamente, aos povos indígenas ocorre até a próxima quinta-feira (7), no pátio externo da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Os indígenas integrantes do Acampamento Terra Livre (ATL) podem tirar o documento no Sac Móvel estacionado no local de 7h30 às 17h, por ordem de chegada. A expectativa é atender a cerca de 700 indígenas de 50 municípios da Bahia.
Já no primeiro dia, Elieide Bertolino, 52, aproveitou a oportunidade e tirou sua nova carteira de identidade. Integrante da tribo Pataxó, em Porto Seguro, há 701 km da capital, ela ficou satisfeita com a ação do SAC Móvel no ATL.
“Foi um atendimento exemplar, as pessoas são muito educadas e produtivas. Cada um deles aí dentro está de parabéns e eu saio daqui hoje muito orgulhosa, sabendo que vou ter minha nova identidade. Estou muito feliz por esse momento com muito amor e carinho”, ressalta Bertolino.
A primeira via da CIN, que permite alterar incluir e alterar vários documentos, é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer a Carteira de identidade é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia.