O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou seu antigo oponente político, o senador democrata da Califórnia Adam Schiff, para acompanhá-lo em uma visita ao estado, afetado pelos incêndios florestais em Los Angeles, nesta sexta-feira (23). A informação foi confirmada pelo gabinete de Schiff à CNN.
“O senador Schiff agradece ao presidente pelo convite para ver pessoalmente os danos causados pelos incêndios e lamenta não poder participar da visita devido a compromissos com votações de nomeações”, disse um porta-voz de Schiff.
O porta-voz acrescentou que o senador está comprometido em colaborar com a administração Trump, autoridades estaduais e locais, além de seus colegas no Congresso, para garantir que a Califórnia receba a assistência necessária para se recuperar e reconstruir após os incêndios.
Embora surpreendente, o convite a Schiff pode ser parte dos esforços de Trump para tornar suas visitas à Carolina do Norte e a Los Angeles mais presidenciais, mesmo diante das críticas contínuas que fez aos líderes democratas pela condução dos esforços de recuperação.
De acordo com um funcionário da Casa Branca, o objetivo de Trump é manter o foco nas comunidades afetadas e não em ataques pessoais, que, segundo ele, seriam justificáveis.
Recentemente, Trump chamou Schiff de “escória” durante uma reunião no Salão Oval e ameaçou cortar a ajuda federal à Califórnia, criticando o governador Gavin Newsom e outros líderes locais por, falsamente, alegarem que esses não permitiram que a água fluísse da parte norte do estado para o sul.