Harari: “Temos um menu inteiro para a humanidade destruir a si mesma” Yuval Harari falou sobre humanidade, confiança e algoritmos, em evento privado para lançamento da SP2B, evento de inovação previsto para agosto de 2026.
Crédito: Alice Ferraz
A cidade de São Paulo vai ganhar, em 2026, um novo evento sobre negócios, inovação e criatividade: o SP2B – São Paulo Beyond Business.
Da mesma criadora do Rio2C, realizado no Rio de Janeiro, o evento na capital paulista vai acontecer entre os dias 9 e 16 de agosto de 2026, no Parque Ibirapuera.
🧠 Especialistas Analisam estadao
O lançamento oficial aconteceu na manhã deste domingo, 17, em São Paulo, em uma mesa redonda só para convidados e a Coluna Alice Ferraz teve acesso a uma conversa informal com Yuval Harari, um dos maiores pensadores da atualidade, que veio com exclusividade para o lançamento.
Veja também
O projeto SP2B é capitaneado por Rafael Lazarini, fundador do Rio2C, que traz uma novidade de peso para o evento em São Paulo.
Hugh Forrest, co-presidente e diretor de programação que liderou por mais de 30 anos o SXSW, mistura de conferência e festival sobre inovação e economia criativa em Austin, nos Estados Unidos, deixou o evento há três meses e foi apresentado hoje como parceiro oficial do SP2B.
🌍 O Cenário Atual de estadao
Harari começou sua fala questionando como lidar com um mundo que não só muda muito rápido, mas se tornou muito dividido.
A Coluna Alice Ferraz separou alguns trechos da fala de Harari – além de ter feito uma pergunta exclusiva, que você assiste no vídeo no topo da página.
“IA está se tornando a língua mais falada do mundo” “Vivemos em um momento paradoxal, onde a ordem global está em colapso, as leis e as regras e a língua estão perdendo seu significado, enquanto uma entidade não-humana, a inteligência artificial, está se tornando a língua mais falada do mundo.” “O poder está migrando do humano para o algoritmo” “Vivemos em um momento onde o poder está migrando do humano para o algoritmo.
🧠 Análise da Situação
Nos tornamos uma espécie que lidera o mundo em parte porque somos capazes de criar histórias que nos unem.
Não temos esse poder porque somos individualmente mais fortes ou mais inteligentes, mas porque conseguimos colaborar juntos em grande número .
Mas, estamos em um momento em que nossas histórias estão migrando para algoritmos.” “Acreditamos que o humano pode nos enganar e o algoritmo, não” “Estamos perdendo a confiança no humano e acreditando no algoritmo.
Acreditamos que o humano pode nos manipular e enganar, enquanto o algoritmo, não.
Um exemplo é o Uber.
Você pode pensar que confia em alguém quando entra em um carro que não conhece com um motorista que nunca viu, mas, na verdade, você acredita e confia na tecnologia, no algoritmo que te levou o Uber.” “A sociedade precisa de confiança para funcionar” Somos animais sociais e nossa saúde mental individual depende da força dos nossos relacionamentos, especialmente da confiança que temos nas pessoas ao nosso redor.
A sociedade é formada pela confiança para que possa funcionar, confiança em instituições como bancos, governos.
Ao longo da história, a humanidade foi muito bem em desenvolver confiança.
Em uma cidade, por exemplo, como São Paulo, comemos, nos vestimos, bebemos, tudo produzido por pessoas que não conhecemos; isso é confiança.
Nos últimos 10 anos, no entanto, algo diferente está acontecendo.
Temos a mais sofisticada tecnologia de comunicação da história mas ao mesmo tempo a confiança entre humanos têm entrado em colapso e temos sido incapazes de ter conversas e concordar em fatos básicos.
O colapso da confiança entre humanos para a total confiança nos algoritmos.”
Fonte: estadao
17/08/2025 18:30