Na manhã desta sexta-feira, 14 de junho, o governador Jerônimo Rodrigues assinou a ordem de serviço para o início das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador. Esta medida autoriza o consórcio Expresso Mobilidade Salvador a dar início à construção do trecho 1 do modal, que se estende da Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana, até a Calçada, totalizando 16,6 km.
Conforme anunciado pelo secretário da Casa Civil do Estado, Afonso Florence, na última terça-feira, 11 de junho, a entrega do equipamento está prevista para até três anos e meio. Os próximos passos incluem a instalação dos canteiros de obras pelas empresas contratadas, a realização da terraplanagem e outros serviços preliminares, que devem iniciar em julho.
O consórcio “Expresso Mobilidade Salvador”, composto pelas empresas Álya Construtora (antiga Queiroz Galvão), Metro Engenharia e Consultoria e MPE Engenharia e Serviços S.A., foi o vencedor da licitação para o primeiro lote do VLT. A fiscalização das obras deste trecho será realizada pela Engevix Engenharia e Projetos S.A. e pela RK Engenharia e Consultoria Ltda, conforme anunciado pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB).
O VLT de Salvador terá uma extensão total de 36,4 km, com 34 paradas. O investimento nas obras civis e no sistema de energia está orçado em cerca de R$ 3,2 bilhões, incluindo a duplicação de 7,5 km da rodovia estadual BA-528 (Estrada do DERBA), a implantação da via Alimentadora Parque de São Bartolomeu com 7,1 km, a recuperação do edifício da Antiga Fábrica São Brás, fechada em 1959, localizada no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, e a iluminação pública para o sistema viário e arredores da implantação do Veículo Leve sobre Trilho.
O VLT Salvador substituirá e modernizará parte do antigo sistema de trens que operava no Subúrbio, composto por uma única linha de 13,5 km, que ligava o bairro da Calçada ao bairro de Paripe. De acordo com o Governo do Estado, o sistema anterior estava defasado, com locomotivas antigas de difícil manutenção, cujas peças não estavam mais disponíveis no mercado. Além disso, o modal não conseguia atender à demanda e tinha longos intervalos entre as viagens, transportando aproximadamente 7.000 passageiros por dia.
O novo edital, lançado em 27 de dezembro de 2023, abrange os três trechos do VLT, conforme descrito a seguir:
- Ilha de São João / Calçada: 16,6 km (trecho 01)
- Paripe / Águas Claras: 9,2 km (trecho 02)
- Águas Claras / Piatã: 10,5 km (trecho 03)