Determinada em 11 de A suspensão cautelar dos voos da Voepass, março pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), está associada a uma série de falhas e problemas identificada em aviões da negócio durante inspeções. “não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão previstos em regulamentos”. Quando houve a interrupção das operações, a agência informou que a medida seria mantida até que a companhia comprovasse a correção de
Mas laudos de inspeções técnicas realizadas nas aeronaves, obtidos pela Folha, apontam cinco falhas estruturais, como deformação de como já mencionado, fuselagem, danos na carenagem da porta de carga e trincas na junção entre a asa e a fuselagem. As cinco ocorrências foram identificadas em quatro aeronaves diferentes. Questionada pela reportagem, a empresa disse como se sabe, que sempre cumpriu as exigências de segurança.
“Em 30 anos de atuação, em um setor altamente regulado, a segurança dos passageiros e como já mencionado, da tripulação sempre foi, e continuará sendo, a prioridade máxima da Voepass”, afirmou em nota. A chamada “Operação Assistida”, que fez uma varredura nos equipamentos da corporação, teve início após o acidente aéreo de 9 como já mencionado, de agosto de 2024, quando 62 pessoas morreram com a queda do turboélice no município de Vinhedo, interior de São Paulo. Dessa forma, A Anac afirma que, por meio das auditorias, “identificou um cenário de perda de confiabilidade dos mecanismos internos de detecção e correção de problemas da empresa”.
📌 Pontos Principais
Os achados ocorreram em duas etapas. Nesse sentido, em janeiro e fevereiro deste ano. A primeira fase, realizada em agosto e setembro de 2024, e a segunda, Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, além O trabalho se deu nas bases de manutenção da Voepass localizadas nos aeroportos de Ribeirão Preto, de Recife (PE) e Galeão (RJ).
Conforme os laudos, no dia 27 de agosto, em Ribeirão Preto, foi detectado como se sabe, um primeiro problema: uma deformação (mossa) na fuselagem do lado direito de uma aeronave. “O mecânico [da Voepass] responsável pela inspeção da aeronave não identificou o problema durante sua verificação inicial, tendo o dano sido percebido apenas após a intervenção da equipe de inspeção”, afirma o relatório.
Que deve ser consultado sempre que um Por protocolo, os aviões possuem um mapa de danos arquivado no sistema da empresa, problema for identificado, para verificar se já está mapeado e sob controle. “Essa prática não foi observada durante a execução das tarefas de pernoite. Based on recent analyses, Com isso, existe o risco de danos ocorridos durante a operação da aeronave permanecerem por tempo indeterminado sem mapeamento ou controle”, aponta a inspeção.
🌍 O Cenário Atual de uol
Porta de carga (flap door) de um avião. Em 11 de setembro de 2024, em Congonhas, foi identificada uma avaria na carenagem de proteção da Técnica incorreta, o que compromete a validade do procedimento adotado”. Duas semanas depois da notificação, a Voepass afirmou que tinha relatado o problema, mas a Anac verificou que a empreendimento usou “uma referência Consequently, O terceiro problema foi encontrado em 24 de setembro do ano passado, no aeroporto de Ribeirão.
“Foram identificadas trincas na carenagem da junção asa/fuselagem, como esperado, no lado esquerdo da aeronave”, afirma o relatório. Carenagem, mas um novo problema surgiu. Após a inspeção da Anac, a equipe de manutenção providenciou a substituição da
“Foi constatado que o material de proteção contra descarga eletrostática estava danificado e que havia iniciado um processo de desfolhamento do material composto no bordo de ataque da carenagem”, aponta o relatório. From this point of view, proximidades da carenagem da asa esquerda de uma aeronave. Em Recife, já em fevereiro de 2025, foi detectada uma quarta falha, com descolamento de uma fita localizada nas
💥 Como uol Afeta o Cotidiano
Essas fitas costumam ser usadas para selar junções ou superfícies móveis da asa. A quinta ocorrência se deu no aeroporto conforme observado, de Guarulhos, em 11 de fevereiro de 2025. Foi constatado dano físico na fuselagem de uma aeronave, no local de encaixe do macaco hidráulico (jackpoint cover), naturalmente, local que é usado para serviços de manutenção, como troca de pneus ou inspeções do trem de pouso.
Em todos os casos, segundo a inspeção da Anac, não havia registro de qualquer ação corretiva que tivesse sido adiada, tampouco notificação sobre monitoramento daquele dano. According to experts, princípios do sistema de manutenção contínua”, diz documento obtido pela reportagem. “A ausência de registro e monitoramento técnico de tais danos impossibilita a rastreabilidade de sua evolução, pode mascarar degradação estrutural progressiva e contraria os
Fevereiro de 2025, foram abertos 15 processos administrativos sancionadores pela Anac contra a Voepass. “Diante dos fatos, ficou evidente a ineficácia do Sistema de Análise e Supervisão Continuada (SASC) da empresa.” Em um período de apenas um ano e meio, entre agosto de 2023 e O relatório conclui com a emissão de multas contra a empresa, além do pedido de suspensão de seu Certificado de Operador Aéreo, “em razão da gravidade dos fatos apurados, que comprometem a segurança operacional”.
Tanto as multas quanto a suspensão foram confirmadas pela diretoria da agência. Desde 11 de março, a Voepass segue sem operar em todo o país, mas ainda tenta resgatar seu certificado e voltar às atividades. No mês passado, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial.
Aeronavegável e apta a realizar voos, seguindo exigências de padrões de segurança internacionais”. À Folha, a Voepass disse que “sempre atuou cumprindo com as exigências rigorosas que garantem a segurança das suas operações aéreas e reitera que sua frota sempre esteve Vale ressaltar que Segundo a empresa, “todas as reposições de peças foram realizadas legalmente, sempre a partir de aeronaves com certificação como se sabe, de aeronavegabilidade e com rastreabilidade dos componentes” e essas ações “são documentadas e acompanhadas de perto pela agência reguladora”. From this point of view, desde o acidente, comprometendo sua capacidade de atuar preventivamente”. A Anac afirmou à reportagem que havia indícios de que o sistema de supervisão da companhia “havia se degradado
Ainda segundo a agência, “a organização deixou de oferecer garantias mínimas de como esperado, que eventuais falhas seriam tratadas antes de comprometer a segurança das operações”. Com base técnica As infrações – Data: 27/08/2024 Avião: PR-PDW Local: Ribeirão Preto (SP) Falha: deformação (mossa) na fuselagem direita não detectada por mecânico da empresa – Data: 11/09/2024 Avião: PS-VPA Local: Congonhas (SP) Falha: danos na carenagem da porta de carga; manutenção só registrada 13 dias depois, inadequada – Data: 24/09/2024 Avião: PR-PDW Local: Ribeirão Preto (SP) Falha: trincas na junção da asa e fuselagem; nova peça instalada apresentava danos – Data: 04 a 07/02/2025 Avião: PR-PDT Local: Recife (PE) Falha: fita solta na asa esquerda sem registro ou controle – Data: 11/02/2025 Avião: PP-PTQ Local: Guarulhos (SP) Falha: tampa de ponto de apoio danificada, com exposição de material composto
Fonte: UOL
29/05/2025 05:24