Esqui-Cross Country: conheça a modalidade de estreia do Brasil nas Olimpíadas de Inverno Manex Silva, Eduarda Ribera e Bruna Moura representam o país a partir desta terça, 10, na modalidade Chegou a hora dos atletas brasileiros entrarem em ação nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina.
Manex Silva, Eduarda Ribera e Bruna Moura levam a bandeira verde e amarela para a competição de esqui cross-country a partir desta terça, 10.
A equipe compete no estádio de Tesero Cross-Country Skiing Stadium, na região de Trentino-Alto Ádige, no norte da Itália.
🔍 Detalhes Importantes
Ver essa foto no Instagram
Siga
Nesta Olimpíada ocorrerão 12 eventos de esqui cross-country, com homens e mulheres percorrendo as mesmas distâncias pela primeira vez na história.
Os brasileiros participam do sprint clássico, dos 10 km livre e a equipe feminina do sprint livre por equipes.
No sprint clássico, os atletas percorrem trilhos previamente preparados na neve, com os esquis paralelos entre si.
📌 Pontos Principais
A prova terá 1,585 km de distância, e três corridas rumo à final.
Na primeira rodada, os 30 primeiros colocados avançam a uma das cinco quartas de final.
Os dois melhores de cada chave nesta fase, mais os dois atletas com melhores tempos fora da zona de classificação (“lucky losers”) vão às duas semifinais.
🌍 Contexto e Relevância
De maneira similar, os dois melhores colocados e os dois “lucky losers” vão à decisão, em que o vencedor é o primeiro a cruzar a linha de chegada.
Os brasileiros Manex, Eduarda e Bruna competem nesta modalidade com todas as corridas, das classificatórias à final, nesta terça, 10.
Na prova de 10 km livre, os atletas são livres para escolher a técnica de esquiar de sua preferência (clássica, ou skating, com os esquis angulados para ter mais velocidade).
A prova terá largada intervalada, ou seja, é uma corrida contra o tempo, com cada competidor largando a cada 30 segundos.
Quem completar o percurso em menor tempo é o vencedor.
A prova feminina será disputada nesta quinta, 12, e a masculina nesta sexta, 13, também com participação dos três brasileiros nos eventos.
Na prova por equipes, Eduarda e Bruna participarão do evento feminino no dia 18.
Será uma fase classificatória com uma volta para cada atleta na mesma pista do sprint clássico.
As 15 melhores equipes avançam para a final, com seis voltas, três para cada esquiadora, na pista, com a primeira dupla a completar todas as rotações se sagrando campeã.
Programação dos brasileiros no esqui cross-country (no horário de Brasília) Local: Tesero Cross-Country Skiing Stadium, Tesero, Trentino-Alto Ádige, Itália 10 de fevereiro – Sprint Clássico – 05h15 – feminino (classificatória) – 05h55 – masculino (classificatória) – 07h45 – feminino (quartas de final) – 08h15 – masculino (quartas de final) – 08h45 – feminino (semifinal) – 08h57 – masculino (semifinal) – 09h13 – feminino (final) – 09h25 – masculino (final) 12 de fevereiro – 10 km livre largada intervalada – 09h00 – feminino 13 de fevereiro – 10 km livre largada intervalada – 07h45 – masculino 18 de fevereiro – Sprint livre por equipes – 05h45 – feminino (classificatória) – 07h45 – feminino (final)
Fonte: veja
09/02/2026 17:06











