Pensa Povo
domingo, setembro 7, 2025
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ENTRETENIMENTO
  • JUSTIÇA
  • CURSOS
  • EMPREGOS
No Result
View All Result
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ENTRETENIMENTO
  • JUSTIÇA
  • CURSOS
  • EMPREGOS
No Result
View All Result
Pensa Povo

Esplanada amanhece com reforço na segurança para desfile de 7 de Setembro

7 de setembro de 2025
in Brasil, POLÍTICA, SEGURANÇA
Home Brasil
0
SHARES
Share on FacebookShare on Twitter

Esplanada amanhece com reforço na segurança para desfile de 7 de Setembro Evento terá tema ‘Brasil Soberano’ e vai contar com três eixos temáticos: ‘Brasil dos Brasileiros’, ‘COP30 e Novo PAC’ e ‘Brasil do Futuro’ Brasília|Edis Henrique Peres e Rafaela Soares, do R7, em Brasília LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA Produzido pela Ri7a – a Inteligência Artificial do R7 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa neste domingo (7) do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil.

O evento, que será realizado na Esplanada dos Ministérios, está previsto para durar duas horas, com início às 9h.

RELATED POSTS

‘Não seremos colônia de ninguém’, diz Lula em recado aos EUA

Quem vai e quem não vai ao ato bolsonarista de 7 de Setembro na Paulista?

Porém, desde o início da semana, o local já vem ganhando reforços na segurança para garantir a normalidade do evento.

👉 ACOMPANHE AO VIVO O DESFILE AQUI
O Comando Móvel da Polícia Militar do Distrito Federal estará presente no local.

Unidades especializadas da corporação, como Cavalaria, BPCães e Bope, e da Polícia Civil, como a Divisão de Operações Especiais (DOE) e a Divisão de Operações Aéreas (DOA), estarão de prontidão.

Toda a região será monitorada por câmeras e drones.

Um esquema especial de segurança foi montado para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros réus acusados de tentativa de golpe de Estado.

As sessões no Supremo Tribunal Federal (STF) começaram na última terça-feira (2) e devem se estender até o dia 12.

Serão usados equipamentos de última geração, como drones com câmera térmica, capazes de realizar varreduras durante o dia e a noite e de manter vigilância contínua do perímetro.

O policiamento ostensivo também será reforçado, com possibilidade de abordagens e revista de mochilas em casos suspeitos, em cumprimento à decisão do STF que proíbe acampamentos e bloqueios na área.

Público O que pode levar O público poderá entrar na Esplanada com: – Alimentos em geral (frutas, biscoitos, lanches, desde que não estejam em vidros); – Água, sucos ou outras bebidas, também fora de garrafas de vidro; – Máscaras hospitalares; – Bonés e chapéus; – Protetor solar (exceto em spray ou aerossol).

O que não pode levar Entre os itens proibidos pela Secretaria de Comunicação Social e pela Secretaria de Segurança Pública do DF estão: – Drones sem autorização; – Latas, copos, coolers e isopores; – Fogos de artifício, armas de fogo, artefatos explosivos e armas brancas; – Apontadores a laser ou similares; – Animais (exceto cães-guia); – Malas, pastas, caixas e similares; – Sprays e aerossóis; – Capacetes e máscaras que cubram todo o rosto; – Mastros para sustentar ou não bandeiras; – Churrasqueiras e fogões que usem gás ou eletricidade; – Garrafas e utensílios de vidro; – Substâncias inflamáveis; – Barracas e carrinhos de compra; – Drogas ilícitas; – Armas de brinquedo, réplicas e simulacros de armas de fogo; – Cartazes, bandeiras e símbolos que atentem contra a dignidade; – Mastros em PVC, material metálico, madeiras, tacos, bastões ou similares.

Programação O desfile, cujo tema central é “Brasil Soberano”, será dividido em três eixos temáticos: Brasil dos Brasileiros; COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025) e Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento); e Brasil do Futuro.

O público terá acesso à solenidade às 6h30.

Além dos blocos definidos pelo governo, o desfile terá a tradicional Esquadrilha da Fumaça e a “pirâmide humana” do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.

As tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas) também devem participar da apresentação.

Será o 11º desfile de Lula — foram oito participações entre 2003 e 2010, além da presença dele nas cerimônias de 2023 e 2024.

No primeiro ano deste mandato, o evento ocorreu oito meses depois dos episódios extremistas do 8 de Janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.

Soberania em destaque
Em meio ao discurso de soberania nacional, o governo tem reforçado a estratégia de desassociar a camisa verde e amarela como símbolo da direita.

📊 Informação Complementar

Em publicação nas redes sociais na semana passada, divulgou vídeo convidando a população a comemorar o dia da Independência Nacional com a camisa das cores da bandeira.

“Está na hora de tirar a camisa verde-amarela do armário e mostrar para todo mundo o seu orgulho de ser brasileiro.

Passe para frente esta mensagem e lembre sempre que esse país é nosso”, disse o texto.

O tema da “soberania” tem sido recorrente nas narrativas do governo desde a determinação de Trump.

Além de críticas constantes nas falas de Lula, o presidente decidiu mudar o slogan da gestão nos últimos dias.

O petista começou na última semana a divulgação da campanha do novo slogan do governo federal.

A frase foi apresentada pelo ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da presidência), Sidônio Palmeira, durante reunião ministerial.

O slogan “Governo do Brasil: do lado do povo brasileiro” reflete a defesa da soberania nacional adotada pelo Executivo em meio à tensão comercial com os EUA.

A nova frase substituiu o bordão “União e Reconstrução”, usado desde o início do mandato.

Lula publicou o novo slogan nas redes sociais.

“Esse governo tem lado.

O lado do Brasil contra quem ameaça a nossa soberania.

O lado do povo contra os privilégios e as injustiças que impedem nossas famílias de prosperar.

O lado de quem trabalha, empreende e move o nosso país”, escreveu o presidente.

Pronunciamento
Às vésperas da comemoração do Dia da Independência, o presidente fez um comunicado oficial transmitido em rede nacional de rádio e televisão.

Na noite de sábado (6), o presidente defendeu a soberania nacional e a democracia, criticou parlamentares que estimulam ataques ao Brasil e pontuou a independência entre os Três Poderes.

Sem citar nomes, o presidente disse que o posicionamento de parlamentares brasileiros que “estimulam ataques ao Brasil” é “inadmissível”.

“Foram eleitos para trabalhar pelo povo brasileiro, mas defendem apenas seus interesses pessoais.

São traidores da pátria e a história não os perdoará”.

Lula pontuou a relevância da data da Independência da República.

“O 7 de Setembro representa o momento em que deixamos de colônia e passamos a conquistar nossa independência, liberdade e soberania”.

“Defenderemos a nossa democracia e resistiremos a qualquer um que tente golpeá-la”, disse.

O presidente defendeu que o governo federal “está do lado do povo brasileiro”.

“Este é o momento da união de todos em defesa do que pertence a todos: a nossa pátria brasileira e as cores da bandeira do nosso país”, pontuou.

Relações internacionais
Sem citar nominalmente o presidente Trump ou os Estados Unidos, Lula disse que “não somos e não seremos colônia de ninguém.

Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro”.

“Mantemos relações amigáveis com todos os países, mas não aceitamos ordens de quem quer se seja.

O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”, declarou.

Lula afirmou que o governo zela pelo cumprimento da Constituição, que estabelece a independência entre os Três Poderes.

“Isso significa que o presidente do Brasil não pode interferir nas decisões da Justiça brasileira, ao contrário do que querem impor ao nosso país”, completa.

O presidente defendeu que, durante o governo, defendeu o livre comércio, a paz, o multilateralismo e a harmonia entre as nações, além de focar esforços na abertura de novos 400 mercados de exportações.

“Mas nunca abriremos mão da nossa soberania.

Defender a nossa soberania é defender o Brasil”, concluiu.

Medidas citadas
Lula citou conquistas do governo dele como exemplos de um país soberano.

Entre eles: o imposto de renda zerado para quem ganha até R$ 5 mil, estar fora do Mapa da Fome, registrar baixos índices de desemprego, crescimento acima da média mundial e operações contra o crime organizado.

Além disso, Lula disse que o governo vai defender o Pix de “qualquer tentativa de privatização”.

“O Pix é do Brasil.

É público e vai continuar assim”.

Ainda no pronunciamento, o presidente defendeu a regulamentação das redes digitais, dizendo que “não estão acima da lei”.

Perguntas e respostas
Qual é a data e o local do desfile cívico-militar de 7 de Setembro?

O desfile cívico-militar de 7 de Setembro ocorrerá no dia 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, e está previsto para durar duas horas, começando às 9h.

Quais medidas de segurança estão sendo implementadas para o evento?

Desde o início da semana, a Esplanada dos Ministérios tem recebido reforços na segurança, incluindo a presença do Comando Móvel da Polícia Militar do Distrito Federal e unidades especializadas como Cavalaria, BPCães e Bope.

A área será monitorada por câmeras e drones, e haverá policiamento ostensivo com possibilidade de abordagens e revistas em mochilas.

Qual é o tema do desfile e quais são os eixos temáticos?

O tema central do desfile é “Brasil Soberano”, dividido em três eixos temáticos: “Brasil dos Brasileiros”, “COP30 e Novo PAC” e “Brasil do Futuro”.

Que atrações estão programadas para o desfile?

Além dos blocos definidos pelo governo, o desfile contará com a tradicional Esquadrilha da Fumaça e a “pirâmide humana” do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.

As tropas das Forças Armadas também participarão da apresentação.

Qual é a importância do desfile para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva?

Este será o 11º desfile de Lula, que já participou de oito entre 2003 e 2010, além de estar presente nas cerimônias de 2023 e 2024.

O evento ocorre em um contexto de reafirmação da soberania nacional e da democracia, especialmente após os episódios de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas.

O que Lula disse em seu pronunciamento sobre a soberania nacional?

No pronunciamento, Lula defendeu a soberania nacional e criticou parlamentares que estimulam ataques ao Brasil, afirmando que são “traidores da pátria”.

Ele ressaltou a importância do 7 de Setembro como um marco de independência e liberdade, e afirmou que o governo está do lado do povo brasileiro.

Quais são algumas das conquistas do governo mencionadas por Lula?

Lula citou conquistas como o imposto de renda zerado para quem ganha até R$ 5 mil, a saída do Brasil do Mapa da Fome, baixos índices de desemprego e crescimento econômico acima da média mundial.

Ele também defendeu a manutenção do Pix como um serviço público e a regulamentação das redes digitais.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo.

Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp


Fonte: r7

07/09/2025 08:24

ShareTweet

Related Posts

‘Não seremos colônia de ninguém’, diz Lula em recado aos EUA

by Iago
7 de setembro de 2025

'Não seremos colônia de ninguém', diz Lula em recado aos EUA Presidente fez pronunciamento pelo 7 de setembro e criticou...

Quem vai e quem não vai ao ato bolsonarista de 7 de Setembro na Paulista?

by Iago
7 de setembro de 2025

Quem vai e quem não vai ao ato bolsonarista de 7 de Setembro na Paulista? O ato do mês passado...

À espera de condenação, bolsonaristas usam 7 de Setembro para protestar por anistia

by Iago
7 de setembro de 2025

À espera de condenação, bolsonaristas usam 7/9 para protestar por anistia Data tradicional de manifestações pelo Dia da Independência ocorre...

Encontros com empresários e alto escalão do governo Trump: como Eduardo articula anistia

by Iago
7 de setembro de 2025

Encontros com empresários e alto escalão do governo Trump: como Eduardo articula anistia ao pai Nos EUA, deputado alega que...

Acompanhe o desfile cívico-militar deste 7 de Setembro

by Iago
7 de setembro de 2025

Acompanhe ao vivo desfile cívico-militar deste 7 de Setembro Lula e autoridades do Legislativo e Judiciário participam de apresentação; tema...

Next Post

Encontros com empresários e alto escalão do governo Trump: como Eduardo articula anistia

À espera de condenação, bolsonaristas usam 7 de Setembro para protestar por anistia

TRENDING

Brasil

‘Não seremos colônia de ninguém’, diz Lula em recado aos EUA

7 de setembro de 2025
Brasil

Quem vai e quem não vai ao ato bolsonarista de 7 de Setembro na Paulista?

7 de setembro de 2025
Brasil

À espera de condenação, bolsonaristas usam 7 de Setembro para protestar por anistia

7 de setembro de 2025
BAHIA

Encontros com empresários e alto escalão do governo Trump: como Eduardo articula anistia

7 de setembro de 2025
Brasil

Esplanada amanhece com reforço na segurança para desfile de 7 de Setembro

7 de setembro de 2025
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
No Result
View All Result
  • Inicio
  • POLÍTICA
  • MUNDO
  • TECNOLOGIA
  • SAÚDE
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • SEGURANÇA
  • JUSTIÇA
  • Carnaval
  • VIDA E ESTILO

© 2024 Pensa Povo.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você está dando consentimento para o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.