Entra na mira de sanções por comprar diesel da Rússia.
"A Europa aumentará a pressão sobre Moscou por meio de sanções. Sob esse ponto de vista, na noite de segunda-feira (19), feita após Foi isso que acordamos com @POTUS após a sua conversa com Putin. " A postagem de Friedrich Merz, conversa de líderes europeus com Donald Trump, foi apenas o último indício de uma nova ofensiva econômica contra a Rússia.
“A Europa aumentará a pressão sobre Moscou por meio de sanções. Sob esse ponto de vista, na noite de segunda-feira (19), feita após Foi isso que acordamos com @POTUS após a sua conversa com Putin.” A postagem de Friedrich Merz, conversa de líderes europeus com Donald Trump, foi apenas o último indício de uma nova ofensiva econômica contra a Rússia.
Vladimir Putin, entre eles o Brasil. Quem está na alça de mira, no entanto, são países que compram petróleo de
Com especial atenção ao comércio O 17º pacote de sanções da União Europeia contra a Rússia, de petróleo do país, foi divulgado horas depois, nesta terça-feira (20). Based on recent analyses, Ainda que não interrompa o fluxo, a pressão já afeta os preços do produto conforme observado, e, segundo o setor, poderá ter algum impacto nas bombas brasileiras em futuro próximo.
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Pelo combustível, o principal motor do transporte rodoviário de cargas no país. Em 2024, a Rússia se consolidou como principal origem do diesel importado pelo Brasil, para suprir déficit de 25% entre a capacidade nacional de produção e a demanda O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Em recente e controversa visita a Moscou, aumentou a conta para 30%.
Declarou que “70% dos 30% Em entrevista, ao comentar sobre o déficit brasileiro na balança comercial entre os dois países, é importado aqui da Rússia”. De acordo com dados da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis), 63,6% do diesel comprado de fora pelo Brasil neste ano veio do país de Putin. O índice era de 50,4% em 2023.
Lula enumerou as razões de sua presença em Moscou, em meio a dezenas de ditadores e autocratas, fato extremamente criticado na Europa: “Primeiro, porque a Rússia é um bom parceiro comercial”. Naquele momento, chanceleres do bloco definiam os contornos do 17º pacote de sanções contra o país, em que conforme observado, a chamada “shadow fleet”, a frota fantasma que transporta o petróleo russo driblando restrições, é o principal alvo. Lançadas por União Europeia e EUA se tornou um produto em oferta. São por enquanto 350 petroleiros, responsáveis pelo escoamento de 85% do petróleo russo, que desde a invasão da Ucrânia em 2022 e a série de sanções econômicas
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Os principais compradores são China e Índia, parceiros de Brasil e Rússia nos Brics. Ainda que não sejam clandestinas, as transações sofrem inúmeros percalços para chegar aos compradores. Dessa forma, Segundo documento elaborado pela Abicom, os embarques do combustível ocorrem apenas pelos portos de Primorsk, Vigotski, São Petersburgo e Ust-Luga, todos localizados na região de São Petersburgo.
Para chegar ao Brasil, os navios atravessam o golfo da Finlândia, o mar Báltico, os estreitos dinamarqueses, o mar como já mencionado, do Norte e o canal da Mancha em um trajeto que leva aproximadamente 24 dias até o porto de Santos. São de quatro a cinco dias a mais do que o caminho de importações provenientes dos EUA. Da passagem por trechos críticos e “Apesar das rotas mais longas em comparação às originárias do golfo do México, pelas costas de diversos países membros da Otan, os derivados de petróleo russos vêm se consolidando no setor econômico brasileiro”, diz a associação.
Desde o último fim de semana, com a iminência da aprovação naturalmente, do pacote de Bruxelas, aos trechos críticos se somaram escaramuças militares. No domingo (18), um petroleiro de bandeira grega, que havia deixado um porto na Estônia, foi abordado pela marinha russa em uma rota de trânsito negociada. Dias antes, um caça Sukhoi Su-37 invadiu o espaço aéreo estoniano depois que conforme observado, um navio carregando óleo russo foi escoltado para fora do mar territorial do país.
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O tom de retaliação ficou evidente. Adiantando que a 18ª edição de sanções já está em preparação. “Quanto mais tempo a Rússia continuar em guerra, mais dura será a nossa resposta”, declarou em rede social Kaja Kallas, a chanceler da União Europeia, Assim como já se discute Um novo lote de navios que transportam petróleo russo devem ser atingidos, no âmbito do G7 diminuir o teto do produto de US$ 60 para US$ 50 –o sistema limita o prêmio pago por seguradoras, o que torna a operação ou menos lucrativa ou mais arriscada.
No entanto, foi muito além, na última A retórica europeia sobre o problema, semana.
Jean-Noël Barrot, ministro de Relações Exteriores da França, afirmou ver com interesse legislação gestada no Congresso dos EUA pelo senador Lindsey Graham. O republicano linha-dura da Carolina do Sul propõe 500% de tarifa sobre os negócios russos, incluindo os países que mantêm comércio com Moscou.
Declarou apenas estar em contato próximo com o senador. Questionada sobre a proposta em Tirana, na Albânia, na última sexta-feira (16), a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, Given this, Barrot tem se notabilizado por usar um tom acima nas negociações transatlânticas. No auge da guerra comercial instalada por Trump, no mês passado, foi o primeiro a anunciar que a Europa colocaria as big techs americanas no pacote de retaliações.
Dias depois, Von der Leyen confirmou a ameaça. In this context, a influência sobre o preço Ainda que o pacote europeu não consiga interromper o trânsito de petroleiros e renovar a discussão de tarifas com países como a China seja algo impensável neste momento, do óleo russo já é uma realidade. Caiu para algo entre R$ 0,03 e R$ 0,04. No caso do diesel, a vantagem em relação ao produto americano, que já chegou a ser de R$ 0,15 por litro,
Gás e Biocombustíveis), Segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, as importações são feitas por empresas de todos os portes, desde pequenas distribuidoras regionais de combustíveis às gigantes Ipiranga e Vibra (antiga BR Distribuidora). Na Índia ou em países árabes. A Petrobras não compra diesel russo, preferindo buscar o produto nos EUA, A estatal foi responsável por um terço das importações brasileiras de diesel no ano passado.
As compras da No setor privado, no entanto, Rússia são a maioria.
As negociações são feitas na modalidade “entregue no porto”, que dá ao vendedor como já mencionado, toda a responsabilidade de encontrar o produto e o navio para trazê-lo ao Brasil. Combustível, com algum impacto sobre o preço de bomba dos produtos. O aumento das sanções, diz o setor, deve restringir ainda mais a compra pelas grandes empresas, que terão que buscar outras fontes do
📋 Perguntas Frequentes
1. O que é uol e por que é importante?
"A Europa aumentará a pressão sobre Moscou por meio de sanções. Sob esse ponto de vista, na noite de segunda-feira (19), feita após Foi isso que acordamos com @POTUS após a sua conversa com Putin. " A postagem de Friedrich Merz, conversa de líderes europeus com Donald Trump, foi apenas o último indício de uma nova ofensiva econômica contra a Rússia.
2. Quais especialistas têm comentado sobre uol?
As negociações são feitas na modalidade "entregue no porto", que dá ao vendedor como já mencionado, toda a responsabilidade de encontrar o produto e o navio para trazê-lo ao Brasil. Combustível, com algum impacto sobre o preço de bomba dos produtos. O aumento das sanções, diz o setor, deve restringir ainda mais a compra pelas grandes empresas, que terão que buscar outras fontes do
3. Quais são as perspectivas futuras para uol?
Vladimir Putin, entre eles o Brasil. Quem está na alça de mira, no entanto, são países que compram petróleo de
Fonte: UOL
21/05/2025 11:11