O Ministério da Gestão de Inovação em Serviços Públicos anunciou nesta quinta-feira, 23, a nova data para o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU). A prova está marcada para o dia 18 de agosto, envolvendo 2,1 milhões de candidatos. Em breve, será divulgado o cronograma completo do concurso.
Originalmente programado para o dia 5 de maio, o exame, apelidado de ‘Enem dos concursos’, foi adiado devido à situação de calamidade no Rio Grande do Sul. Aproximadamente 80 mil inscritos são do estado, afetado pelas chuvas e enchentes no início do mês.
Segundo o Ministério, os 18.757 malotes de prova foram recolhidos em todo o país e estão armazenados em local seguro, passando por uma verificação minuciosa por integrantes da rede de segurança, composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional, Secretarias de Segurança Pública Estaduais, além da Fundação Cesgranrio e dos Correios.
No total, estão em disputa 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. O Ministério da Gestão iniciará um diálogo institucional para determinar os locais de prova, priorizando a manutenção dos locais já definidos.
Para o estado do Rio Grande do Sul, o foco é garantir o acesso dos candidatos inscritos no CNPU. Os detalhes sobre os locais de prova serão disponibilizados no cartão de confirmação de inscrição, que estará acessível na Área do Candidato, no mesmo site onde a inscrição foi realizada, a partir do dia 7 de agosto. O login é feito com os dados da conta GOV.BR.