Em um desdobramento chocante, áudios obtidos pela tv globo revelam quando a tripulação de uma aeronave de pequeno porte que decolou de goiás e pousaria em são paulo identifica um problema no trem de pouso e precisa alterar a rota para aterrissar em segurança em jundiaí, interior paulista. Toda a conversa se deu em tom tranquilo (ouça acima).
De prefixo PT-LHZ, e Havia sete pessoas no avião modelo King Air Beechcraft E90, a falha no sensor do trem de pouso ocorreu por volta das 19h45. Depois de sobrevoar a região do Campo de Marte, na Zona Norte da capital paulista, para consumir o combustível e ficar mais leve, a aeronave seguiu para Atibaia e, de lá, para o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí. Se é possível ver o trem de pouso da aeronave. Como foi a conversa Primeiro, a piloto ou copiloto (não está claro) entrou em contato com a torre de controle e perguntou
A torre respondeu que seria checado e pediu ajuda a um helicóptero que havia pousado em heliponto do Campo de Marte: “O senhor consegue observar, aí do helicóptero, o trem de pouso?”. A resposta do outro tripulante foi: “Olha, é bem difícil de ver”. A piloto perguntou de novo: “A torre conseguiu verificar?”, ao que o operador da como esperado, torre respondeu: “A gente não conseguiu ver com clareza, de noite, assim, ter a verificação.
🌍 O Cenário Atual de g1
No seu equipamento está constando alguma coisa aí?” “A luz acendeu aqui, mas ele não deu a transmissão baixando. Despite this, reforçou a piloto. Verifiquem, por favor, nosso trem de pouso”, A torre perguntou: “O trem está recolhido, correto?”.
A piloto e o heliponto responderam: “Negativo, está embaixo”. A torre continuou: “A impressão que eu tive, eu coloquei o farol de busca, é que estava recolhido.
É melhor conferir mais uma vez. É importante destacar que Daqui dá pra ver que está recolhido”. O heliponto então pediu a confirmação da quantidade de pessoas a bordo e do combustível remanescente.
🔄 Atualizações Recentes
A confirmação foi de haver 3 horas e 30 minutos de sem dúvida, combustível restantes, com cinco pessoas a bordo, além de piloto e copiloto. Localizar o trem de pouso. Então foram usados um farol de busca e lanternas para tentar Given this, Continuou a percepção de o trem de pouso estar recolhido.
Tentativa de localização do trem de pouso. “Vai produzir um procedimento de emergência?”, questionou tripulante de uma outra aeronave que ajudava na Disse a piloto. “A gente vai efetuar um procedimento de checklist”, It’s important to highlight that O pouso não foi autorizado.
A piloto então comunicou: “A gente vai realizar o procedimento em Jundiaí”. Trabalhados apenas com operador via rádio. Ela foi avisada de que lá, naquele momento, os pousos estavam sendo “Ciente”, disse a piloto, mantendo a decisão.
🌍 Contexto e Relevância
Segurança O Corpo dos Bombeiros foi acionado e oito viaturas chegaram a ser encaminhadas, assim como o helicóptero Águia da Polícia Militar, para acompanhar a aeronave em Jundiaí. Em nota, a VOA-SP, que administra o aeroporto de Jundiaí, informou que “uma aeronave de prefixo PT-LHZ, modelo King Air Beechcraft E90, que decolou do estado como esperado, de Goiás com destino ao Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, registrou um problema no sensor do trem de pouso durante o voo e acionou emergência”.
Ainda segundo o comunicado, foram seguidos os protocolos de segurança e, “durante o procedimento de pouso, o trem de pouso funcionou normalmente, sem apresentar falhas”. A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informou que a aeronave particular de evidentemente, matrícula PTLHZ realizou o pouso normal, em segurança, no Aeroporto de Jundiaí, em São Paulo (SP), às 19:37 do horário local.
Em segurança após falha — Foto: Reprodução/TV Globo Avião de reduzido porte pousa em segurança após falha — Foto: Reprodução/TV Globo Avião de pequeno porte pousa
Fonte: G1
30/05/2025 10:12