De Paolla Oliveira à transição energética: o que caiu no Enem 2025
Primeiro dia do Enem 2025 ocorreu neste domingo (9/11).
Tema da redação foi: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” atualizado Compartilhar notícia O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, aplicado neste domingo (9/11), cobrou dos estudantes temas que vão desde o debate sobre padrões de beleza, citando a atriz Paolla Oliveira, até discussões urgentes sobre a transição energética.
A avaliação de Linguagens e Ciências Humanas trouxe como tema da redação “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
🧠 Análise da Situação
Uma das questões abordou os padrões estéticos impostos às mulheres, usando como exemplo as atrizes Paolla Oliveira e Margot Robbie.
A saúde mental no esporte também foi tema, com referência à skatista Raíssa Leal.
Além do tema da redação, o envelhecimento apareceu em questões sobre o combate a estereótipos.
🌍 Contexto e Relevância
O exame também trouxe perguntas com teor étnico-raciais, sobre a valorização da cultura afro-brasileira, o racismo e a discriminação contra religiões de matriz africana.
A prova também mostrou, pela primeira vez, uma questão que comparou trechos da Bíblia e do Alcorão sobre a visão do trabalho.
Meio ambiente, literatura e história do Brasil
As questões ambientais e a transição energética dominaram a prova de geografia.
📊 Fatos e Dados
Os candidatos responderam sobre o avanço dos carros elétricos, emissões de CO₂, fontes de energia como a geotérmica, e a relação direta entre o desmatamento na Amazônia e a diminuição das chuvas no país.
O exame também cobrou conhecimento sobre o monitoramento de queimadas no Cerrado e os impactos da seca no nível do Rio Reno, na Europa.
Em ciências humanas, teve com questões sobre as formas de governo em Platão e Aristóteles, e tópicos de história do Brasil, como a Era Vargas e o período colonial.
Na prova de linguagens, houve uma novidade em relação à estrutura.
Um único texto longo – uma crônica sobre a perda da caligrafia na era digital – foi usado para embasar cinco questões distintas.
O exame também cobrou estéticas literárias clássicas, como o Simbolismo e o Romantismo, além de incluir referências à literatura de Clarice Lispector e à música de Paulinho da Viola.
Fonte: metropoles
09/11/2025 20:18











