Após ser condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a deputada Carla Zambelli (PL-SP) empregou um plano de fuga do País que incluiu uma viagem de carro à Argentina, voos domésticos e internacionais, uma breve estadia na Flórida (EUA) até seu destino na Itália, onde foi presa nesta terça-feira, 29.
Em maio deste ano, Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça.
Ela ainda poderia recorrer da decisão.
🧠 Análise da Situação
Porém, no início de junho, deixou o País, alegando que iria tratar de uma condição de saúde nos EUA.
Em resposta, o Supremo determinou sua prisão preventiva.
Ao investigar a fuga, a Polícia Federal concluiu que Zambelli seguiu de carro de São Paulo até Foz do Iguaçu (PR), onde atravessou a fronteira para Puerto Iguazú, na Argentina.
📊 Fatos e Dados
O trajeto percorrido tem mais de mil quilômetros e leva quase 14 horas.
De Puerto Iguazú, embarcou num avião para Buenos Aires e, em seguida, em outro para Miami (EUA).
Em entrevista à CNN Brasil, Zambelli confirmou a rota de fuga do Brasil.
📌 Pontos Principais
Poucos dias após anunciar sua saída do País, a localização da parlamentar nos EUA foi relevada pelo youtuber brasileiro Geo Pasch: a cidade de Fort Lauderdale, localizada a pouco mais de 48 quilômetros de Miami, na Flórida.
O destino da parlamentar, no entanto, não era os EUA, e sim a Itália, para onde seguiu após uma breve estadia na Flórida.
O plano de ir para o país europeu envolve o fato de Zambelli ter cidadania italiana e acreditar que lá ela estará imune às leis brasileiras.
“Eles vão tentar me prender na Itália, mas eu não temo, porque sou cidadã italiana e lá eu sou intocável”, declarou à CNN Brasil na época.
Após passar dois meses foragida, a deputada foi localizada pelo adido da Polícia Federal em Roma, em trabalho conjunto com as autoridades italianas.
Especialista no tema da extradição, Vladimir Aras projeta que o processo de entrega de Zambelli pode levar de um ano e meio a dois anos.
Em junho deste ano, o STF rejeitou o recurso da defesa de Zambelli, enquanto a parlamentar estava foragida nos EUA.
Assim, sua prisão definitiva foi determinada.
Fonte: estadao
30/07/2025 06:54