Geral de Cursos (IGC) à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), concedeu o conceito máximo (5) no Índice O indicador de qualidade avalia as instituições de educação superior do Brasil.
O resultado é fruto da elevação do desempenho dos cursos de graduação no Enade, e dos programas de pós-graduação na avaliação quadrienal da Capes. Nosso ensino, pesquisa e extensão a níveis de graduação e pós-graduação”. A procuradora educacional institucional da UFRJ, Maria Antonieta Gimenes, ressaltou que a “avaliação revela o comprometimento e empenho da comunidade acadêmica com a qualidade do Em paralelo a isso, No que diz respeito ao Enade 2023, a UFRJ teve 24 cursos avaliados; dos quais 16 tiveram conceito 5 (ótimo).
Dos cursos, 13 são ministrados na cidade do Rio de Janeiro: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas (modalidade médica biomedicina), Engenharia Ambiental, evidentemente, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia. Três cursos são ministrados no campus de Macaé: Engenharia de Produção, Enfermagem e Obstetrícia e Engenharia Civil.
Outros sete cursos tiveram conceito 4 (muito bom) como já mencionado, e apenas um recebeu o conceito 3 (regular). From this perspective, docente e discente da instituição conquistam resultados honoráveis. O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, destacou que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela instituição, os corpos
“Esse resultado mostra, mais uma vez, a excelência do trabalho que é desenvolvido pelo corpo acadêmico e social da UFRJ. Mesmo com todas as dificuldades orçamentárias que estamos enfrentando, os dados divulgados pelo MEC confirmam que estamos na direção correta, formando profissionais altamente qualificados. Contribuindo para o avanço social Esse investimento na educação certamente retornará em benefícios para a sociedade, e econômico do país”, afirmou Medronho, segundo o site Conexão UFRJ.
Fonte original: Terra
Publicado em: 13/05/2025 03:37