“Há uma multiplicação dos atos de violência contra os trabalhadores humanitários no Sudão, em Gaza e noutros locais, o que consideramos muito preocupante”, declarou Pierre Krahenbuhl numa entrevista à agência de notícias France-Presse (AFP) no Bahrein.
A organização confirmou na terça-feira que cinco voluntários do Crescente Vermelho sudanês foram mortos no estado do Kordofan do Norte.
A região em causa tem sido afetada por confrontos entre militares e paramilitares que disputam o poder desde abril de 2023, com relatos de violência mortal.
🌍 O Cenário Atual de noticiasaominuto
O CICV apelou na quarta-feira num comunicado para que as partes em conflito no Sudão protejam os trabalhadores humanitários, até por serem frequentemente, e muitas vezes os únicos “a responder a pessoas em situações desesperadas”.
"Atacar estes profissionais coloca em risco não só as suas vidas, mas também os próprios valores de humanidade e solidariedade que eles representam", afirmou a organização.
O Sudão, o terceiro maior país africano, situado junto ao mar Vermelho, está em guerra civil desde abril de 2023.
💥 Como noticiasaominuto Afeta o Cotidiano
O conflito provocou dezenas de milhares de mortos e milhões de deslocados, no que a ONU descreve como uma das piores tragédias humanas em curso no mundo.
Na Faixa de Gaza, uma ofensiva militar israelita matou mais de 68.500 palestinianos desde 07 de outubro de 2023, quando o grupo radical Hamas atacou Israel e causou cerca de 1.200 mortos e 251 reféns.
Na entrevista à AFP, o diretor-geral do CICV disse ainda que as visitas da organização aos detidos palestinianos não colocam qualquer risco, apesar de terem sido proibidas por Israel por motivos de segurança.
💥 Impacto e Consequências
O ministro da Defesa israelita, Israel Katz, proibiu na quarta-feira o acesso da Cruz Vermelha a pessoas detidas por Israel por envolvimento em conflitos armados, alegando que tais visitas representam um perigo para a segurança nacional.
"Estas visitas não constituem, de forma alguma, uma ameaça à segurança ou à segurança nacional de Israel", afirmou Pierre Krahenbuhl.
Leia Também: Mulheres sul-coreanas forçadas a prostituir-se por décadas processam EUA
Fonte: noticiasaominuto
31/10/2025 11:08
 
			 
		     












