O Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) aprovou, nesta segunda-feira, 14, novas regras do chamado pedágio eletrônico, conhecido como “free flow”. A última modificação nas normas voltadas para o setor havia acontecido em 2022.
O pedágio eletrônico permite que os motoristas possam passar nas cobranças sem a necessidade de reduzir a velocidade ou parar nos postos de cobrança. Para isso, é necessário que o condutor pague uma tarifa correspondente ao trecho da via.
Entre as mudanças, está o aumento do prazo para o pagamento do pedágio. Outro ponto é a criação de placas e símbolos para identificar o sistema de cobrança. A centralização dos dados em uma plataforma nacional, o que deverá facilitar a cobrança do pedágio.
“O foco da nova regulamentação é proteger o cidadão, dando transparência, opções para pagamento e mais tempo para pagamento. Tudo para que ele consiga entender o sistema, participar de maneira consciente e promover o respectivo pagamento da melhor maneira”, explicou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, ao portal G1.