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Concessionária indica que a reabertura do Aeroporto de Porto Alegre está prevista apenas para dezembro.

3 de junho de 2024
in Brasil
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A concessionária Fraport, responsável pela administração do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre (RS), estima que o aeroporto só será reaberto em dezembro de 2024. Essa previsão foi feita após uma inspeção na estrutura. Na manhã desta segunda-feira (3), a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, e o ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, visitaram o aeroporto para avaliar os danos causados.

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Durante a visita, ficou acertada uma nova inspeção para julho, que avaliará o impacto da enchente na pista de pousos e decolagens do aeroporto, visando à recomposição do asfalto danificado.

De acordo com o deputado Frederico Antunes (PP-RS), que participou da visita, a Fraport estima que os prejuízos causados pela enchente cheguem a até R$ 300 milhões.

Inicialmente, os esforços se concentrarão na liberação das pistas e dos terminais de embarque. Outras estruturas, como lojas e restaurantes, só devem ser recuperadas em 2025.

A concessionária contratou uma empresa para iniciar a limpeza do local, uma vez que o recuo das águas só foi percebido nesta segunda-feira.

O Aeroporto Salgado Filho foi fechado no início de maio devido à pior enchente da história de Porto Alegre. Desde então, a Base Aérea de Canoas, na região metropolitana, tem operado temporariamente alguns voos que teriam o Salgado Filho como origem ou destino. As operações de embarque e desembarque ocorrem no ParkShopping Canoas, com deslocamento dos passageiros para a Base Aérea em ônibus.

O aeroporto da capital gaúcha, principal terminal do estado, recebia mais de 600 mil passageiros por mês e mais de 5.000 voos domésticos e internacionais.

Recentemente, o governo avaliou a possibilidade de abrir o Aeroporto de Torres, no litoral gaúcho, para voos comerciais. Em maio, a Fraport apresentou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) um pedido de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão, sem prazo para análise. Se aprovado, o pedido poderá resultar em redução da outorga paga à União, prorrogação do período de concessão ou aumento das tarifas pagas por passageiros e companhias aéreas.

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