Como SAF do Atlético-MG explica confusão entre patrimônio de Vorcaro e a Reag
Dono do Master se apresenta como proprietário de fundo que investiu no Atlético.
Mas fundo é atribuído à Reag atualizado Compartilhar notícia Fartamente utilizado nos esquemas investigados pela Polícia Federal no âmbito da operação Compliance Zero, o modelo de “fundo sobre fundo” tem como principal característica a possibilidade de ocultar os reais beneficiários dos investimentos.
Mas, ao sentar na cadeira do conselho de administração da SAF do Atlético Mineiro, seu time do coração, Daniel Vorcaro deu brechas para que fosse exposta sua relação com fundos da Reag já investigados pela PF no âmbito da Operação Carbono Oculto, a operação da PF que mirava a atuação do PCC na Faria Lima.
🔍 Detalhes Importantes
Nos documentos enviados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), fundos expõem o que existe dentro de suas carteiras, mas não os donos dela.
Assim, quando a Galo Holding S.A., sócia majoritária da SAF do Atlético Mineiro, informou que uma parcela de suas cotas pertenciam ao Galo Forte FIP, só era possível saber que 100% da carteira da Galo Forte era investida na Galo Holding.
Não quem era, formalmente, o dono da Galo Forte.
🌍 Contexto e Relevância
Vorcaro, porém, foi anunciado pela própria SAF, como o responsável pelo fundo Galo Forte.
Ao longo de 2024, o investimento do fundo no clube foi aumentando nos mesmos prazos e montantes previstos para para os investimentos prometidos por Vorcaro.
O banqueiro ganhou, por isso, um assento no Conselho de Administração da SAF.
💥 Como metropoles Afeta o Cotidiano
Em agosto, a Operação Carbono Oculto trouxe ao noticiário fundos “caixa preta” cujos nomes parecem terem sido retirados do filme Frozen: Olaf 95 e Hans 95, ambos administrados pela Reag Trust.
Os dois fundos estão no topo de uma cadeia “fundo sobre fundo” que, em março (últimos dados disponíveis) terminava, entre outros, no Galo Forte.
Em outras palavras; o fundo Olaf 95 era o único dono do Galo Forte, o fundo atribuído a Vorcaro.
Isso acontecia porque o Olaf 95 era o único investidor do fundo Hans 95, que era o único investidor do Alepo 95, que era o único investidor do Maia 95, que era o único investidor do Astralo 95, que por sua o único investidor do Galo Forte.
Essa informação veio a público em outubro, em reportagem assinada por este colunista e o jornalista Ricardo Capelo no Sport Insider.
Só depois, em novembro, Vorcaro foi destituído pelos demais acionistas do Conselho de Administração da SAF do Atlético.
“A decisão decorre de fatos de conhecimento público que geraram impedimentos para o exercício regular de suas funções, conforme previsto nas normas internas de governança”, explicaram os acionistas.
A Galo Forte, porém, segue acionista da Galo Holding SA, que tem 75% da SAF – os outros 25% são do clube.
Nesta sexta-feira (16/01), o UOL revelou que o Astralo 95 está entre os fundos que, segundo comunicação do Banco Central, teriam sido usados para desviar dinheiro do Banco Master, de Vorcaro.
Mas os principais beneficiários finais declarados do fundo, de acordo com o UOL, são parentes de João Carlos Mansur, ex-dono da gestora Reag, liquidada também por decisão do BC.
Em nota, o Atlético disse que o Galo Forte Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia é um veículo de investimento devidamente constituído e regular, com funcionamento em conformidade com a legislação vigente e registrado na CVM, sob administração da Trustee Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, instituição igualmente autorizada e fiscalizada pela CVM.
“O clube não participa da gestão do fundo, tampouco tem ingerência sobre sua estrutura, cotistas ou operações financeiras“, destacou o clube.
“O Atlético ressalta que todos os aportes realizados na SAF seguiram os procedimentos legais, contratuais e de governança aplicáveis, tendo como contraparte a Galo Holding e seus veículos de investimento, sem qualquer envolvimento do Clube em decisões ou movimentações de natureza bancária, financeira ou investigativa relacionadas a terceiros”.
Fonte: metropoles
17/01/2026 08:47











