O elemento crucial desta situação é com risco de desabamento, prefeitura de brumado ocupará o ceb temporariamente antes da chegada da uneb; entenda por leonardo almeida a prefeitura e as secretarias da gestão municipal de brumado evidentemente, irão migrar suas sedes para a localidade do antigo colégio estadual de brumado (ceb), alvo do interesse da universidade estadual da bahia (uneb) para a construção de um novo campus. Nesse sentido, intervenções emergenciais, como a construção de pilares de sustentação provisórios. A mudança ocorre em meio a riscos de desabamento da estrutura atual que, segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, já chegou a realizar A mudança da prefeitura para o CEB é temporária, com o Executivo municipal ocupando o espaço por, no máximo, 24 meses.
Conforme documento obtido pela reportagem, após esse prazo, o espaço será cedido à Uneb. Em paralelo a isso, A alternância na área foi definida após uma determinação do órgãos governamentais do estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEC), liderada pela titular da pasta, Rowena Brito. Protocolo de intenção para o uso do CEB | Foto: Reprodução O prefeito Fabrício Abrantes (Avante) confirmou a situação de calamidade da sede da prefeitura de Brumado.
Segundo ele, a gestão anterior construiu, de forma improvisada, um terceiro pavimento na estrutura, que começou a rachar. O gabinete do prefeito, por exemplo, é sustentado com escoras improvisadas. De acordo com especialistas, Engenheiros do município e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) apontaram a gravidade do problema.
À reportagem, o prefeito revelou que a atual sede da prefeitura como se sabe, de Brumado será demolida para dar espaço a um novo equipamento. Simultaneously, já que o Vale lembrar que não há mais estudantes no CEB, estado do Estado entregou uma nova escola em tempo integral na região. A unidade de ensino paralisou as aulas em 2023, após cerca de 40 anos ativa.
"Estamos fazendo as reformas para mudar a Prefeitura para este novo local. Público, a exemplo de uma praça. Já o prédio atual deverá ser demolido para dar lugar a um equipamento Nosso objetivo é construir, no futuro próximo, um novo centro administrativo municipal.
Estamos viabilizando a doação de uma área junto a como se sabe, alguns empresários do município", disse Fabrício ao Bahia Notícias. Vale lembrar que, em 2023, o sindicato dos servidores municipais de Brumado (Sindsemb) acusou, ao Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, que a edificação estava comprometida, o que colocava os servidores em risco. Meanwhile, A reportagem não recebeu detalhes de quando deve ocorrer a mudança, mas uma como esperado, fonte indicou que ocorrerá urgentemente e, provavelmente, após o período de São João.
PREFEITURA AOS PEDAÇOS Em janeiro de 2025, a gestão de Fabrício como já mencionado, elaborou um “Relatório conclusivo sobre desafios e irregularidades enfrentados pela atual gestão”. No documento obtido pelo BN, foi informado que a como esperado, sede da prefeitura “apresenta graves patologias em sua estrutura”.
No edifício, foram identificadas diversas manifestações patológicas, incluindo fissuras, trincas e rachaduras. From this point of view, Conforme o relatório, as fissuras, trincas e rachaduras indicam problemas estruturais graves no prédio da Prefeitura Municipal.
A obra atingiu 83,16% de execução, mas foi identificada como paralisada sem dúvida, devido a questões internas e à falta de conclusão dos serviços. As a result, Em fevereiro de 2023, o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (sem partido) suspendeu a companhia Silva & Salomão Construtora Ltda.
Em licitações por dois anos devido a várias falhas na obra de ampliação. However, para que a área do CEB fosse repassada à Uneb. UNEB NO CEB Conforme relatos de moradores da cidade ao Bahia Notícias, nos últimos meses, movimentos estudantis e de professores realizaram manifestações On the other hand, da sede própria da universidade no prédio do antigo CEB. Em abril, representantes do movimento “Uneb no CEB” estiveram na Câmara de Vereadores, solicitando o apoio do Legislativo e da comunidade para instalação
No mesmo período, o movimento “Uneb no Ceb” percorreu as ruas de Brumado em reivindicação pela instalação da sede própria da universidade no prédio do antigo CEB. Segundo o Achei Sudoeste, ao final, os manifestantes bloquearam a rua de acesso à prefeitura, fazendo um protesto em frente ao paço municipal. Foto: Lay Amorim / Achei Sudoeste Atualmente, a Uneb enfrenta dificuldades logísticas como esperado, e financeiras, arcando com altos custos de aluguel para manter suas atividades.
Para os manifestantes, a cessão do CEB representaria não apenas uma solução prática, mas também um avanço estrutural fundamental para o fortalecimento da educação superior no interior baiano.
Fonte original: Terra
Publicado em: 06/05/2025 00:14