Centrão vai para cima do PT em disputa pelo TCU após perder cargos Após governo cortar cargos do Centrão, caciques do bloco prometem lançar candidatos para vaga no TCU prometida por Hugo Motta ao PT atualizado Compartilhar notícia Após o Palácio do Planalto começar a cortar cargos de deputados que votam contra o governo, o Centrão decidiu partir para cima do PT em disputa por vaga no Tribunal de Contas da União (TCU).
A próxima vaga na Corte de Contas será aberta em fevereiro de 2026, quando o ministro Aroldo Cedraz completará 75 anos de idade e terá de se aposentar compulsoriamente do tribunal.
A vaga de Cedraz é de indicação da Câmara e havia sido prometida por Hugo Motta (Republicanos-PB) ao PT em troca do apoio do partido de Lula à candidatura do deputado ao comando da casa legislativa.
🧠 Especialistas Analisam metropoles
Nas últimas semanas, porém, lideranças do Centrão dizem ter avisado a Motta que não há chance de partidos como União Brasil, PP e PSD manterem o acordo firmado, pois deputados dessas siglas querem disputar a vaga.
Na avaliação de um importante líder do Centrão ouvido pela coluna, o PT não teria votos suficientes na Câmara para aprovar a indicação de um nome ligado ao partido para a Corte de Contas Caciques do Centrão avaliam que a própria posição do PT na área fiscal, vista como incompatível com a agenda de partidos mais liberais, atrapalha a tentativa da sigla de indicar um ministro para o TCU.
Deputados lembram que a situação é semelhante ao episódio da relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano.
💥 Impacto e Consequências
O PT queria indicar Carlos Zarattini (PT-SP), mas o escolhido acabou sendo Gervásio Maia (PSB-PB).
Cotados do Centrão para o TCU Entre os nomes do Centrão interessados na indicação para o TCU, estão os deputados federais Pedro Paulo (PSD-RJ), Hugo Leal (PSD-RJ), Elmar Nascimento (União-BA) e Danilo Forte (União-CE).
A expectativa dos caciques do Centrão é de que, até 2026, um desses nomes se consolide como consenso — com apoio até mesmo do PL de Jair Bolsonaro — e seja eleito ministro do TCU, derrotando o PT.
Fonte: metropoles
16/10/2025 09:00











