No “Estadão Analisa” desta sexta-feira, 30, Carlos Andreazza fala sobre a forte pressão política a que vem sendo submetido Dias Toffoli no caso do Banco Master.
Por isso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) retirou o sigilo de todos os depoimentos em vídeo no âmbito da Operação Compliance Zero, que investiga fraudes de R$ 12 bilhões no banco de Daniel Vorcaro.
A decisão foi tomada após pedido do Banco Central para acessar o termo de depoimento do seu diretor de Fiscalização, Ailton de Aquino.
📊 Fatos e Dados
“Diante do pedido formulado pelo Banco Central para acesso ao depoimento prestado por seu diretor, ouvido na audiência realizada em 30.12, defiro o requerido e determino o levantamento do sigilo das peças constantes, exclusivamente em relação a todos os depoimentos e a acareação, mantido, no mais, o sigilo até manifestação pela Procuradoria-Geral da República a esse respeito”, determinou Toffoli.
Na quinta-feira, 29, antes de liberar o acesso aos depoimentos, o ministro, pela primeira vez, admitiu a possibilidade de que os autos da Compliance Zero poderão retornar à primeira instância judicial, onde a investigação teve origem.
Siga o Estadão Analisa nas redes Estadão Analisa, ao vivo, de segunda a sexta, às 7 horas no Youtube Estadão Analisa no Spotify Estadão Analisa no Apple Podcast Sobre o programa Acompanhe Estadão Analisa com o colunista Carlos Andreazza, de segunda a sexta-feira às 7h, com uma curadoria dos temas mais relevantes do noticiário.
Fonte: estadao
30/01/2026 08:21









