Moradores se mobilizam para evitar que a futura estação Teodoro Sampaio, da Linha 20-Rosa do Metrô, fique na esquina entre as ruas Cardeal Arcoverde e Dr.
Virgílio de Carvalho Pinto.
Eles defendem que a parada deveria permanecer no cruzamento da Teodoro Sampaio com a Avenida Brigadeiro Faria Lima – com ligação à Linha 4-Amarela, como no plano original do governo.
📊 Fatos e Dados
Cerca de 1,3 km e 15 minutos de caminhada separam os dois pontos.
“É um erro grave.
Seria como se construísse uma estação da Linha Verde na Alameda Franca, em vez de na Avenida Paulista”, destaca Fernando Sampaio, presidente da Ame Jardins.
📌 Pontos Principais
A entidade está à frente do movimento, que também conta com apoio de outras 16 associações de moradores – como Alto de Pinheiros, Itaim Bibi, Vila Madalena e Cidade Jardim.
O Metrô responde que o projeto ainda mantém duas estações na Faria Lima: uma na esquina com a Rua Tabapuã e outra, com a Rua Jesuíno Cardoso.
Mas as entidades replicam: outras três paradas na avenida foram cortadas: nos cruzamentos da Faria Lima com a Rebouças, Pedroso de Morais e Teodoro Sampaio.
🔄 Atualizações Recentes
“Retiram paradas fundamentais de uma região com altíssimo fluxo de pessoas, para colocar uma estação isolada ao lado do Cemitério de São Paulo, sem demanda significativa”, afirma o presidente da Ame Jardins.
O Metrô treplica: diz que o traçado se mostrou inviável tecnicamente, que estão sendo realizadas sondagens geotécnicas e que várias alternativas foram analisadas.
Entre as razões da mudança: a expectativa de demanda de passageiros e a futura integração com a Linha 22-Marrom.
O traçado da Linha Rosa ainda está em fase de elaboração e revisão.
As associações encomendaram um estudo técnico que mostra os benefícios do trajeto original e pretendem apresentá-lo à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado.
Segundo o Metrô, ainda não há previsão para início da obra.
O contrato de concessão para construção e administração da linha está previsto para ser leiloado no segundo semestre de 2026.
Fonte: estadao
28/07/2025 12:30