As novidades da cozinha contemporânea repleta de identidade baiana Coluna GENTE seleciona os restaurantes que andam dando o que falar no coração da Bahia Localizado no Horto Florestal, em Salvador, o Boia Restaurante (@boiarestaurante) é comandado pelo chef Kaywa Hilton e propõe uma gastronomia que valoriza ingredientes locais e frutos do mar frescos, com técnicas contemporâneas e influências multiculturais.
Instalado em um casarão reformado, com jardim arborizado e obras do fotógrafo Nino Franco que retratam a pesca artesanal no Recôncavo Baiano.
Entre os destaques, o cardápio apresenta entradas como o Bao de siri, um pãozinho de dendê na vaporeira, siri boia crocante e geléia de pimenta; os Tacos de cupim, tortilhas de mandioca pubada, cupim desfiado e vinagrete de abacaxi; e pratos como Poivre de atum maturado, lombo de atum selado, molho poivre e mil folhas de macaxeira.
🔄 Atualizações Recentes
Kaywa Hilton também comanda o Maré Praia do Forte (@mare_praiadoforte) ao lado de sua irmã e sócia Thabata Hilton.
O espaço, situado de frente para o mar na Praia do Forte, é um lugar ideal para se aproveitar a boa gastronomia e desfrutar da natureza.
No cardápio, destacam-se a incontornável Moqueca baiana, em versão mista, com polvo (100g), peixe do dia (340g), camarão (160g), arroz de coco e farofa crocante de dendê.
💥 Impacto e Consequências
E o Peixe do dia com couve manteiga, tucupi, arroz cateto e vinagrete de banana da terra.
Único restaurante brasileiro na lista dos melhores lugares para ser visitado no mundo pela List of The World’s Greatest Places of 2024, da revista Time, o propósito do Origem (@restauranteorigem) é o resgate da identidade, da memória e da cultura baianas por meio do paladar.
O menu degustação é montado periodicamente pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, priorizando a sazonalidade e o frescor dos ingredientes genuinamente locais.
🌍 Contexto e Relevância
O mais novo deles é intitulado “Recôncavo”, dividido em quatro atos: “Memórias da Terra e do Mar”, “Tradição e Axé”, “Profundezas, Cultivo e Ancestralidades” e “Terra Doce, Água Doce”.
Entre os pratos, moqueca de ostra e na casquinha acompanhada de beiju de massa com dendê; e feijão-fradinho do agnolloti que acompanha um polvo crocante, jus suíno e cogumelos.
Não por acaso, Orí (@orisalvador), que significa “cabeça” em ioruba, foi a palavra escolhida para batizar a segunda casa dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, donos do Origem, em Salvador.
Localizada no Horto Florestal, o restaurante casual da dupla resgata ingredientes simples da culinária baiana em pratos de preparo cuidadoso.
No menu a la carte, pratos como o abarajé – combinação dos clássicos locais abará e acarajé servida com vatapá – a panelinha de frutos do mar kirimurê, composta de polvo, lambreta, lula e camarão ou um ravióli de vatapá com molho de moqueca, farofa de licuri, camarão grelhado e maturi.
Na mais nova casa de Fabrício Lemos e Lisiane Aroucados chefs, inaugurada em julho de 2024, o Megiro (@megiroboteco) – cujo nome é “Origem” ao contrário – foi idealizado para servir as versões da dupla para pratos tradicionalmente servidos em bares da Bahia de meio século atrás.
No menu de entradas está o Risole de Camarão de dona Elisa, mãe do chef; a feijoada brasileira e pratos tipicamente baianos, como o malassado – filé ao ponto para menos, servido com molho à base de pomodoro e temperos –, e o bolinho de baião de dois.
Dentro do conceito dos Hotéis Fasano (@fasano), o restaurante Gero, com endereços em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, tem em Salvador sua quarta unidade.
Localizado no térreo do Hotel Fasano Salvador, um edifício tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) como Bem Cultural da Bahia, na emblemática Rua Chile, a primeira rua do Brasil.
Reconhecido internacionalmente, apresenta um menu com clássicos da marca, dividindo espaço com receitas que enaltecem a culinária e os insumos locais.
À frente da cozinha está o experiente chef Bahia Brito, com pratos como o Penne con baccalà alla mediterranea, penne com bacalhau, tomate cereja, brócolis e azeitona preta; e a Cocada de forno com sorvete de rapadura, cachaça e especiarias.
Fonte: veja
17/08/2025 16:22