O Distrito Federal, Acre e Minas Gerais despontam como as unidades federativas com a maior incidência de casos de dengue a cada 100 mil habitantes no Brasil, conforme dados disponíveis no site do Ministério da Saúde.
As informações do governo federal abrangem notificações até esta sexta-feira (2/2). Nas primeiras semanas de 2024, o país contabilizou 262.247 casos prováveis de dengue, resultando em 29 óbitos confirmados pela doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, o maior percentual de casos prováveis de dengue está concentrado entre pessoas de 30 a 39 anos.
A análise da pasta da ministra Nísia Trindade considera o coeficiente de incidência, que calcula o número de ocorrências da doença dividido pela população, multiplicado por 100 mil habitantes.
Apesar de São Paulo registrar 41.451 casos prováveis de dengue, a situação é mais crítica no Acre, que, apesar de ter notificado 3.808 casos, possui uma população significativamente menor.
Vacinação
Frente ao aumento de casos de dengue no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou que a distribuição das vacinas contra a doença deve iniciar na próxima semana. A vacina do laboratório japonês Takeda foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e será integrada ao Programa Nacional de Imunizações. Inicialmente, a vacinação terá como alvo jovens de 10 a 14 anos em 521 cidades brasileiras.