Apple lança fones de ouvido com tradução simultânea via IA Como em programas de televisão, aparelho reduz o volume do falante para que seja possível ouvir a dublagem em tempo real Sabe aqueles perrengues de viagem quando a gente visita um país sem dominar o idioma?
Podem virar coisa do passado, a julgar por uma novidade dos fones de ouvido que a Apple lançou hoje.
É a nova geração dos AirPods pro, que oferecem uma ferramenta de tradução simultânea realizada por inteligência artificial.
O funcionamento lembra aquelas entrevistas transmitidas pela televisão com dublagem em tempo real, em que a voz da pessoa no idioma original tem o volume reduzido e entra por cima a tradução.
📊 Fatos e Dados
O mecanismo é programado pra fazer justamente isso: abaixar o volume de quem estiver falando com você, para permitir que se concentre na tradução.
E, claro, se ambos estiverem usando os fones – o que é bem plausível se a gente pensar em reuniões corporativas, congressos, palestras e eventos – a IA dos fones vai se encarregar de manter a conversa compreensível.
Além da tradução, os novos fones trazem recursos de saúde e aprimoramentos de áudio.
Os AirPods Pro 3 agora contam com um sensor de coração que possibilita o rastreamento de até 50 tipos de treino diferentes sem o iPhone.
🧠 Análise da Situação
A Apple Intelligence entra em cena também com o Workout Buddy, uma espécie de companheiro de malhação que pode ser acionado para quem precisa de estímulo para se exercitar com mais frequência.
A qualidade sonora foi melhorada com um novo áudio espacial e um cancelamento de ruído ativo (ANC) duas vezes mais eficaz que a geração anterior.
A bateria também teve um aumento significativo, oferecendo até 8 horas de uso com o ANC ativado, e 10 horas no modo de transparência.
O preço dos AirPods começa em R$ 2699 na loja brasileira (US$ 249 nos Estados Unidos).
Mas, para além da facilidade em viagens, inovações como a tradução simultânea podem impactar em um monte de situações dos próximos anos.
Parei um minutinho para listar algumas delas.
Que desdobramentos um fone como esse pode trazer?
Quem me acompanha por aqui sabe que sou um entusiasta da tecnologia que não deixa de enxergar as possíveis complicações trazidas por ela.
Ferramentas de tradução simultânea movidos por IA, logo de cara, impactam uma série de profissões.
Quem vai precisar de tradutores simultâneos se uma máquina faz isso com eficiência?
Por outro lado, confiar a inteligências artificiais comunicações corporativas, e sobretudo político-governamentais, é colocar nas mãos de uma tecnologia um poder talvez grande demais.
Surgem riscos de manipulação, pois quem controla o algoritmo da tradução controla sutilezas de tom e sentido.
Pense, por exemplo, numa reunião de líderes de estado.
Em casos assim, é mais provável que continuem em cena os humanos especializados.
Do ponto de vista das relações sociais e culturais, a língua deixa de ser uma barreira para o turismo e mesmo a integração de imigrantes pode ocorrer de maneira mais rápida (exceto se complicações humanas prejudicarem esse processo).
Mas também é alto o risco de as próximas gerações perderem interesse em aprender novos idiomas.
O que eu acho uma pena, porque sou defensor de que a educação não seja meramente ferramental.
Conhecer outras línguas abre caminho para mergulhar em outras culturas e aprender sobre modos de vida diferentes do nosso, e temo que isso se torne menos comum.
Otimistas diriam que, pelo contrário, a chance de conhecer conteúdo de outras culturas vai ser mais explorada.
Então torço para que eles estejam certos, e eu, não.
E, na vida cotidiana, num mundo em que todo mundo pode entender o que o outro diz, talvez se intensifiquem relacionamentos entre pessoas de países diferentes.
E experiências culturais como músicas, peças e shows passam a ser acessíveis em tempo real.
📊 Informação Complementar
O fone pode virar quase uma prótese social, a ponto de permitir o surgimento de novas formas de exclusão social.
Mas, ok, por enquanto vamos focar na parte boa, porque a oportunidade de trocar ideias com qualquer pessoa em tempo real parece mesmo animadora.
Claro, o valor dos fones lançados hoje não são praticáveis para a maioria das pessoas.
Mas sabemos que tecnologias do tipo costumam se espalhar conforme a concorrência impulsiona outros fabricantes a buscar maneiras de tornar novidades mais acessíveis.
Fonte: veja
09/09/2025 20:36