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Após instabilidade, Dataprev diz que atendimento a vítimas de fraudes do INSS ocorre ‘normalmente’ nos Correios

30 de maio de 2025
in ECONOMIA
Home ECONOMIA
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Instabilidade foi confirmada pelo ministro da AGU. Possibilidade de ataque hacker ao sistema foi descartada. Mais de 8 mil consultas foram realizadas na manhã desta sexta.

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informaram na tarde desta sexta-feira (30) que o atendimento a aposentados e pensionistas nas agências dos Correios “está ocorrendo normalmente”.

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Na manhã desta sexta, primeiro dia de atendimento presencial nos Correios, as possíveis vítimas de descontos indevidos em aposentadorias e pensões enfrentaram dificuldade no atendimento devido a uma instabilidade no sistema do Dataprev.

“O atendimento aos aposentados e pensionistas do INSS nas agências dos Correios está ocorrendo normalmente. O sistema desenvolvido pela Dataprev para ser utilizado pelos Correios durante esses atendimentos passou por uma instabilidade, na manhã desta sexta, devido aos ajustes de regras de operação entre as redes da Dataprev e dos Correios”, afirmaram os órgãos em nota.

A instabilidade no sistema foi confirmada pelo advogado-geral da União, ministro Jorge Messias, durante entrevista coletiva nesta manhã em uma agência de Brasília em que é oferecido o serviço aos beneficiários.
💻Jorge Messias chegou a afirmar que o problema, que afetou atendimentos em todo o país, podia ter sido causado por “algum tipo de ataque hacker” (veja no vídeo abaixo), o que foi descartado pela Dataprev e pelo INSS.

“A situação foi rapidamente resolvida pelas equipes técnicas de ambas as empresas. Ressalta-se que não foi identificado nenhum incidente de segurança no processo”, diz o comunicado dos órgãos.

Segundo os Correios, 8,5 mil beneficiários conseguiram fazer consultas presenciais até o fim da manhã desta sexta.
A empresa pública informou que a “instabilidade no sistema se deu pelo grande número de acessos pela manhã, o que foi entendido como ataque pelo sistema de segurança”.

“O atendimento foi normalizado por volta das 10h da manhã”, afirmou em nota.

Sem filas

Sistema do Dataprev apresenta instabilidade no primeiro dia de atendimento presencial a vítimas, diz ministro

O g1 acompanhou o primeiro dia de atendimentos em uma agência dos Correios na região central de Brasília, onde não havia filas.

Um aposentado ouvido pela reportagem não conseguiu verificar se teve desconto porque o sistema estava fora do ar. Ele foi orientado a voltar na próxima segunda-feira (2)

📮A ida a uma agência dos Correios é apenas uma opção adicional, principalmente para aposentados e pensionistas que não têm familiaridade com aplicativos.

💵Segundo o governo, como os descontos já foram suspensos e o ressarcimento ainda não começou, não é preciso correr e nem formar filas.

Atendimentos nas agências dos Correios

👴🏻👵🏻Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem buscar atendimento presencial em 5.033 agências dos Correios. O serviço começou nesta sexta e as unidades abrangem 66% dos municípios brasileiros.

🔎 O atendimento presencial relacionado a possíveis fraudes será realizado exclusivamente nas agências dos Correios. Os postos de atendimento do INSS não participam dessa ação.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, com o objetivo de oferecer suporte a quem enfrenta dificuldades com os canais digitais.

O atendimento virtual, por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, continua disponível com os mesmos serviços.

✅ Nas agências, os segurados poderão:

  • Verificar se houve desconto não autorizado;
  • Solicitar a contestação de cobranças;
  • Confirmar autorizações previamente dadas;
  • Acompanhar o andamento das contestações;
  • Avaliar e contestar documentos apresentados por associações;
  • Receber orientações impressas sobre como acessar os canais digitais.
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