A partir desta segunda-feira, 20, o SAC Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) começam a oferecer a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em escolas estaduais de Salvador. O atendimento aos estudantes terá início na escola São Daniel Comboni, localizada no bairro de Sussuarana, das 8h às 17h.
A ação, realizada em parceria com a Secretaria da Educação (SEC), também passará por outras quatro escolas da rede estadual na capital baiana: Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão; David Mendes Pereira, em São Marcos; Barros Barreto, em Paripe; e Luiz Viana, em Brotas.
Para ser atendido, é necessário agendar o serviço diretamente na escola. A ação contará com a participação de 10 colaboradores da Rede SAC, que atenderão a mais de 600 alunos por unidade escolar.
“Este é um projeto importante, que oferece um serviço de cidadania de forma acessível e proativa nas escolas, especialmente durante o período de matrícula, quando muitos alunos precisam atualizar seus documentos”, explicou Nilza Rios, diretora Operacional do SAC.
A expectativa é que a iniciativa se estenda a escolas do interior do estado ainda neste ano.
“A emissão da CIN nas escolas estaduais é de grande relevância para os estudantes, que agora terão um documento padrão e unificado, válido em todo o território nacional, incluindo uma versão digital integrada aos órgãos federais, o que facilita o acesso aos direitos e benefícios”, afirmou Bruno Fróes, diretor do IIPM.
A ação faz parte do Projeto Férias na Escola, uma iniciativa da SEC que promove socialização, desenvolvimento e novas aprendizagens durante o recesso escolar.
“A parceria reforça nosso compromisso com a cidadania e inclusão no ambiente escolar. Esta ação facilita o acesso dos estudantes à nova carteira de identidade e também valoriza os serviços essenciais diretamente nas comunidades escolares, garantindo que nossos alunos aproveitem o recesso de maneira produtiva e com acesso aos seus direitos fundamentais”, destacou Luciana Menezes, chefe de Gabinete da SEC.
A primeira via da CIN é gratuita e usará o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) como identificação única. Para obter o documento, o estudante deve apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão esteja plastificada, é necessário levar também uma cópia simples.
A CIN também permite a inclusão de outros documentos, como a CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, além de informações sobre saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditivas, visuais, físicas e intelectuais, além de dados como tipo sanguíneo, fator RH e opção de doação de órgãos.