À espera da decisão de Moraes, Bolsonaro vai à sede do PL: ‘Sabem que não posso falar’ Defesa do ex-presidente prestou esclarecimentos ao ministro do STF sobre medidas cautelares Jair Bolsonaro evitou a imprensa ao ir à sede do PL em Brasília, enquanto aguarda decisão de Alexandre de Moraes sobre medidas cautelares que incluem a proibição de usar redes sociais, com possibilidade de prisão caso descumprimentos sejam confirmados.
No aguardo da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes a respeito de suas medidas cautelares, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) evitou falar com a imprensa na chegada à sede do PL, em Brasília, na manhã desta quarta-feira, 23.
Ao descer do carro, Bolsonaro foi abordado por jornalistas, mas não respondeu aos questionamentos.
💥 Como terra Afeta o Cotidiano
“Vocês sabem que eu não posso falar”
Receba as principais notícias direto no WhatsApp!
Inscreva-se no canal do Terra
Bolsonaro estava acompanhado do filho mais novo, o vereador de Balneário Camboriú Jair Renan (PL).
O ex-mandatário deve evitar novas declarações, conforme seus advogados, até que Moraes esclareça o que ele pode ou não fazer.
💥 Impacto e Consequências
Na sexta-feira, 18, Moraes determinou uma série de medidas cautelares contra Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição do uso de redes sociais, inclusive por meio de terceiros.
Para Moraes, o ex-presidente poderia ter descumprido essas últimas ao conceder entrevistas que foram veiculadas nas redes de aliados.
A expectativa é que o magistrado tome uma decisão nesta quarta-feira, 23.
🌍 Contexto e Relevância
A depender de sua avaliação, Moraes poderá mandar prender o ex-presidente — como alertou ao pedir explicações à defesa — ou esclarecer as medidas cautelares — como solicitou a defesa de Bolsonaro.
Na resposta ao STF, os advogados do ex-presidente alegaram ao ministro que Bolsonaro não agiu fora do ordenado.
Segundo a defesa de Bolsonaro, não houve descumprimento da medida que veda o uso das redes sociais.
Os advogados também afirmaram não ter como controlar publicações feitas por outras pessoas.
Caso Moraes aceite as explicações, ele pode responder aos advogados do ex-presidente qual é o alcance das medidas protetivas, com um parecer detalhando mais claramente as medidas cautelares que devem ser seguidas por Bolsonaro.
O ministro do STF também pode pedir que a Procuradoria-Geral da República (PGR) opine se houve descumprimento das medidas.
Fonte: terra
23/07/2025 14:50