A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu um alerta nesta quarta-feira (24) para a continuidade das chuvas moderadas a fortes, com risco de deslizamentos de terra e alagamentos. Segundo a Codesal, já foram registrados 725,2mm de chuva na cidade, de acordo com dados da estação pluviométrica de Ondina, usada como referência. Essa quantidade já supera significativamente a média histórica para todo o mês, que é de 284,9mm.
Devido à influência de um sistema de baixa pressão na atmosfera, a previsão para hoje e para os próximos dias é de céu nublado a parcialmente nublado, com chances de chuvas moderadas a fortes, podendo ocorrer a qualquer hora do dia. Essa previsão se estende também para quinta-feira (25) e sexta-feira (26).
Os maiores acumulados de chuva em 12 horas na capital baiana, de acordo com dados atualizados, foram registrados em locais como Saboeiro (82,2mm), Cabula-19BC (78,4mm), Boca do Rio – Centro de Convenções (77,2mm), Imbuí (75mm) e Cabula (74,1mm), conforme informações do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil.
Quanto à temperatura, hoje em Salvador varia entre 23ºC e 29ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na quinta-feira (25), espera-se um pequeno aumento, com variação entre 24ºC e 30ºC, mas o céu nublado com chuvas pode persistir.
De sexta-feira (26) até domingo (28), a previsão é de céu nublado com chuvas. As temperaturas devem oscilar entre 23ºC e 30ºC durante esses dias.
A Codesal, classificada como serviço essencial do município, permanece em plantão 24 horas para atender às solicitações através do telefone gratuito 199.