
A BYD anunciou na última segunda-feira (10) a implementação da inteligência artificial DeepSeek em 21 de seus veículos, incluindo modelos acessíveis como o Dolphin Mini. O sistema, chamado de “Olho de Deus”, faz parte da tecnologia de direção assistida da montadora.
Mesmo nos modelos mais baratos, a tecnologia contará com 12 câmeras e 17 sensores espalhados pelo carro. Já os veículos mais avançados terão componentes adicionais e capacidade de processamento de dados três vezes maior. Entre as funcionalidades do sistema estão estacionamento remoto e navegação autônoma em rodovias, recursos antes restritos a veículos premium da marca.
A BYD não está sozinha nessa tendência. Outras montadoras chinesas, como Geely (dona de Volvo, Smart e Lotus), Great Wall Motors (GWM) e Leapmotor (parceira da Stellantis), também anunciaram a adoção da IA DeepSeek.
BYD vs. Tesla: disputa tecnológica e guerra de preços
Principal rival da Tesla na China e em mercados internacionais, a BYD pode intensificar a competição com a nova tecnologia. Especialistas já especulam uma possível guerra de preços, especialmente porque a Tesla oferece recursos similares a partir de US$ 32 mil (aproximadamente R$ 185 mil).
Durante o anúncio, Wang Chuanfu, fundador da BYD, afirmou que a direção autônoma está deixando de ser um luxo para se tornar uma necessidade. Segundo ele, em breve essa tecnologia será “tão essencial quanto cintos de segurança ou airbags”.
Além dos avanços no setor automotivo, a DeepSeek ganhou notoriedade em janeiro ao lançar um chatbot competitivo com alternativas americanas, porém com um custo significativamente menor.
O impacto da novidade já se refletiu no mercado financeiro. As ações da BYD subiram 4,5% nesta terça-feira na Bolsa de Hong Kong, após uma valorização de quase 20% nos dias anteriores ao anúncio.