Pensa Povo
sábado, julho 26, 2025
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ENTRETENIMENTO
  • JUSTIÇA
  • CURSOS
  • EMPREGOS
No Result
View All Result
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ENTRETENIMENTO
  • JUSTIÇA
  • CURSOS
  • EMPREGOS
No Result
View All Result
Pensa Povo

SP só entrega 18,5% dos ônibus elétricos prometidos; prefeitura culpa Enel.

8 de junho de 2025
in BAHIA, Brasil, TECNOLOGIA
Home BAHIA
0
SHARES
Share on FacebookShare on Twitter

Ônibus elétricos previstos para 2024, no primeiro mandato do prefeito Ricardo Nunes (MDB). SP só entrega 18,5% dos ônibus elétricos prometidos; prefeitura culpa Enel Ler resumo da notícia A cidade de São Paulo cumpriu menos de um quinto da meta de Estrutura para carregar os veículos. A prefeitura afirma que haveria mais veículos se a Enel fornecesse A Enel afirma que entregou infraestrutura, mas não diz quantos ônibus ela é capaz de carregar.

O que foi prometido Segundo a meta, 20% dos ônibus da cidade seriam elétricos até 2024. Como resultado, Para atingir este número, 2.406 dos 12.032 veículos que circulam na capital precisariam ser movidos a bateria.

RELATED POSTS

Conflito entre CV e facção local fez de cidade do Ceará a mais violenta

Salvador é capital com maior taxa de mortes violentas; São Paulo tem a menor

A diminuição da poluição seria o maior benefício da mudança. Como monóxido de carbono, Os veículos movidos a diesel emitem gases, prejudiciais à saúde, enquanto os carros elétricos têm emissão zero.

🔍 Detalhes Importantes

Custo de abastecimento também seria menor. A prefeitura explicou, no plano de metas para 2024, que recarregar as baterias dos ônibus custaria, em média, 64% menos do que abastecer os veículos com diesel.

O que também foi apontado como outro A vida útil dos ônibus elétricos é cinco anos maior do que a dos a diesel, benefício da mudança não cumprida. O que aconteceu São Paulo terminou 2024 com 4,5% da frota elétrica. Isso equivale a menos de um quinto do prometido.

Em 31 de dezembro, a cidade tinha 549 veículos que não eram movidos a diesel. Desses, 221 eram trólebus, ligados diretamente aos fios de energia das ruas.

💥 Impacto e Consequências

O resto, 328, era movido a bateria, modelo mais moderno. Mudanças na legislação sobre descarbonização marcaram último ano de gestão pública. Entre o fim de 2024 e o começo de 2025, a Câmara Municipal de São Paulo flexibilizou como já mencionado, por segunda vez o prazo para que veículos a diesel fossem totalmente retirados da frota da capital.

Um artigo da lei que permitiria a compra de ônibus a diesel foi aprovado na casa, mas vetado pelo município. O que explica o resultado Prefeitura culpa Enel conforme observado, pela falta de estrutura para carregar os veículos.

Segundo a administração, a cidade teria mais veículos elétricos circulando “se a Enel estivesse cumprindo a sua obrigação de fornecer energia nas garagens para carregamento dos ônibus”. Enel diz que entregou, desde 2024, infraestrutura de 32,3 MW, mas não detalha o que significa. A concessionária não explicou quantos ônibus essa quantidade de energia é capaz de carregar.

🌍 O Cenário Atual de uol

E tamanho do projeto”, afirmou. “Cada caso exige um tempo diferente de instalação, dependendo da complexidade Simultaneously, A infraestrutura entregue pela Enel desde 2024 é capaz de carregar, em média, 213 ônibus.

Das áreas de sistemas O número foi calculado pelo professor Fabio Delatore, de controle e de eletrônica automotiva do Instituto Mauá de Tecnologia. Charger (carregador) de 160kW, utilizando um carregamento Modo 4 DC de 150kW. Ele leva em consideração as especificações de fábrica de um BYD D9W 20.410, que conta com um pack de bateria de 344kWh e com um onboard Para carregar toda a frota de ônibus da cidade. Considerando esses valores e ignorando possíveis perdas de transmissão e distribuição, seria necessária uma potência de aproximadamente 1.805 MW

Por sua vez, a Para carregar os 2.406 ônibus prometidos para 2028, Enel precisaria fornecer 361 MW, dez vezes mais do que o entregue até 2024. Os valores podem variar para outros modelos.

Uma vez que os ônibus estarão Essa potência [1.805 MW] seria distribuída entre as garagens, espalhados pela cidade e, ao mesmo tempo, permitiria aumentar o número de carregadores por cada garagem, que atualmente encontra-se mais limitado. Professor Fabio Delatore, ao Pensa Povo Nas metas para como já mencionado, o segundo mandato, termo “ônibus elétrico” foi excluído.

Ele foi substituído por “matriz energética limpa”, o que abre espaço para que veículos movidos a gás, por exemplo, circulem como uma alternativa ao diesel. Mudança na nomenclatura reflete busca por alternativas viáveis à descarbonização, diz secretário.

E devem ser estudadas pela prefeitura, sejam elas quais forem”. Ao Pensa Povo, Celso Jorge Caldeira, que lidera a pasta de Transporte e Mobilidade de São Paulo, explicou que “energias alternativas, limpas, podem Por outro lado, Biometano é uma alternativa. No entanto, Caldeira explicou que a prioridade hoje é saber se as novas energias serão viáveis, como se sabe, para que a cidade não passe pelo “mesmo problema que temos com a Enel”.

Quais os próximos passos da administração Nunes Meta para 2028 é de 2.200 ônibus não-poluentes. Mas a prefeitura justifica que A quantidade é semelhante à prometida para 2024, esse número é baseado na “realidade” e em projeções que o mercado é capaz de atender.

Não há detalhes sobre quanto falta para os estudos sobre energias alternativas saírem. O secretário explicou, porém, que reuniões semanais são feitas entre Enel e concessionárias para tentar acelerar o cronograma das instalações de recarga.

226 ônibus elétricos começaram a funcionar entre janeiro e abril de 2025. Mas, por problemas Outros veículos elétricos foram entregues por montadoras a viações da capital, de carregamento, eles ainda não circulam. Vale ressaltar que Esses ônibus não são considerados pela prefeitura como parte da frota.

Pensa Povo, é o responsável pelo comentário. Pensa Povo também Deixe seu comentário O autor da mensagem, e não o Leia as Regras de Uso do Pensa Povo.


Fonte: UOL

08/06/2025 21:02

ShareTweet

Related Posts

Conflito entre CV e facção local fez de cidade do Ceará a mais violenta

by Iago
26 de julho de 2025

Conflito entre Comando Vermelho e facção local fez de cidade do Ceará a mais violenta do Brasil em 2024 Número...

Salvador é capital com maior taxa de mortes violentas; São Paulo tem a menor

by Iago
26 de julho de 2025

Salvador é capital com maior taxa de mortes violentas; São Paulo tem a menor; veja lista Entre as 10 capitais...

Cinco pessoas foram mortas diariamente pela polícia nas capitais brasileiras em 2024

by Iago
26 de julho de 2025

Cinco pessoas foram mortas diariamente pela polícia nas capitais brasileiras em 2024, mostra Anuário Policiais militares e civis mataram 1.914...

Tarifaço: Brasil deve adotar múltiplas frentes de negociação diplomática, dizem especialistas

by Iago
26 de julho de 2025

Tarifaço: Brasil deve adotar múltiplas frentes de negociação diplomática, dizem especialistas Novas tarifas estão previstas para entrar em vigor a...

PL da Devastação tem de ser vetado na íntegra por Lula

by Iago
26 de julho de 2025

PL da Devastação tem de ser vetado na íntegra por Lula Projeto representa um enorme retrocesso para as pautas sócio-ambientais...

Next Post

1ª fase do vestibular de inverno acontece neste domingo (8).

Prazo para inscrição é prorrogado até 13 de junho.

TRENDING

Brasil

Conflito entre CV e facção local fez de cidade do Ceará a mais violenta

26 de julho de 2025
BAHIA

Salvador é capital com maior taxa de mortes violentas; São Paulo tem a menor

26 de julho de 2025
Brasil

Cinco pessoas foram mortas diariamente pela polícia nas capitais brasileiras em 2024

26 de julho de 2025
Internacional

Minerais estratégicos em jogo: o interesse dos Estados Unidos no subsolo brasileiro

26 de julho de 2025
Brasil

Tarifaço: Brasil deve adotar múltiplas frentes de negociação diplomática, dizem especialistas

26 de julho de 2025
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
No Result
View All Result
  • Inicio
  • POLÍTICA
  • MUNDO
  • TECNOLOGIA
  • SAÚDE
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • SEGURANÇA
  • JUSTIÇA
  • Carnaval
  • VIDA E ESTILO

© 2024 Pensa Povo.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você está dando consentimento para o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.