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SP só entrega 18,5% dos ônibus elétricos prometidos; prefeitura culpa Enel.

4 de junho de 2025
in Sem categoria
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A parte mais fascinante deste caso é sp só entrega 18,5% dos ônibus elétricos prometidos; prefeitura culpa enel ler resumo da notícia a cidade de são paulo cumpriu menos de um quinto da meta de ônibus elétricos previstos para 2024, no primeiro mandato do prefeito ricardo nunes (mdb). A prefeitura afirma que haveria mais veículos se a Enel fornecesse estrutura para carregar os veículos. De acordo com especialistas, ela é capaz de carregar. A Enel afirma que entregou infraestrutura, mas não diz quantos ônibus

O que foi prometido Segundo a meta, 20% dos ônibus da cidade seriam elétricos até 2024. Capital precisariam ser movidos a bateria. Para atingir este número, 2.406 dos 12.032 veículos que circulam na A diminuição da poluição seria o maior benefício da mudança.

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Os veículos movidos a diesel emitem gases, como monóxido de carbono, prejudiciais à saúde, enquanto os carros elétricos têm emissão zero. Custo de abastecimento também seria menor.

🔄 Atualizações Recentes

A prefeitura explicou, no plano de metas para 2024, que recarregar as baterias dos ônibus custaria, em média, 64% menos do que abastecer os veículos com diesel. Foi apontado como outro benefício da mudança não cumprida. A vida útil dos ônibus elétricos é cinco anos maior do que a dos a diesel, o que também

O que aconteceu São Paulo terminou 2024 com 4,5% da frota elétrica. Isso equivale a menos de um quinto do prometido.

Em 31 de dezembro, a cidade tinha 549 veículos que não eram movidos a diesel. In this sense, Desses, 221 eram trólebus, ligados diretamente aos fios de energia das ruas. O resto, 328, era movido a bateria, modelo mais moderno.

🧠 Análise da Situação

Mudanças na legislação sobre descarbonização marcaram último ano de governo. Que veículos a diesel fossem totalmente retirados da frota da capital. Entre o fim de 2024 e o começo de 2025, a Câmara Municipal de São Paulo flexibilizou por segunda vez o prazo para Um artigo da lei que permitiria a compra de ônibus como se sabe, a diesel foi aprovado na casa, mas vetado pelo município.

O que explica o resultado Prefeitura culpa Enel pela falta de estrutura para carregar os veículos. De fornecer energia nas garagens para carregamento dos ônibus”. Segundo a administração, a cidade teria mais veículos elétricos circulando “se a Enel estivesse cumprindo a sua obrigação In this context, Enel diz que entregou, desde 2024, infraestrutura de 32,3 MW, mas não detalha o que significa.

A concessionária não explicou quantos ônibus essa quantidade de energia é capaz de carregar. Dependendo da complexidade e tamanho do projeto”, “Cada caso exige um tempo diferente de instalação, afirmou.

📌 Pontos Principais

A infraestrutura entregue pela Enel desde 2024 é capaz de carregar, em média, 213 ônibus. O número foi calculado pelo professor Fabio Delatore, das áreas de sistemas de controle e de eletrônica automotiva do Instituto Mauá de Recursos tecnológicos.

Ele leva em consideração as especificações de fábrica de um BYD D9W 20.410, que conta com um pack de bateria de 344kWh e com um onboard charger (carregador) de 160kW, utilizando um carregamento Modo 4 DC de 150kW. In this way, para carregar toda a frota de ônibus da cidade. Considerando esses valores e ignorando possíveis perdas de transmissão e distribuição, seria necessária uma potência de aproximadamente 1.805 MW Por sua vez, a Enel precisaria fornecer Para carregar os 2.406 ônibus prometidos para 2028, 361 MW, dez vezes mais do que o entregue até 2024.

Termo “ônibus elétrico” foi Professor Fabio Delatore, ao Pensa Povo Nas metas para o segundo mandato, excluído. Ele foi substituído por “matriz energética limpa”, o que abre espaço para evidentemente, que veículos movidos a gás, por exemplo, circulem como uma alternativa ao diesel.

Mudança na nomenclatura reflete busca por alternativas viáveis à descarbonização, diz secretário. Que lidera a pasta de Transporte Ao Pensa Povo, Celso Jorge Caldeira, e Mobilidade de São Paulo, explicou que “energias alternativas, limpas, podem e devem ser estudadas pela prefeitura, sejam elas quais forem”.

Biometano é uma alternativa. Caldeira explicou que a prioridade hoje é saber se as novas energias serão viáveis, para que a cidade não passe pelo "mesmo problema que temos com a Enel".

Quais os próximos passos da administração Nunes Meta para 2028 é de 2.200 ônibus não-poluentes. Em projeções que o mercado é capaz de atender. A quantidade é semelhante à prometida para 2024, mas a prefeitura justifica que esse número é baseado na “realidade” e Não há detalhes sobre quanto falta para os estudos sobre energias alternativas saírem.

O secretário explicou, porém, que reuniões semanais são feitas entre Enel e concessionárias para tentar acelerar o cronograma das instalações de recarga.

226 ônibus elétricos começaram a funcionar entre janeiro e abril de 2025. De carregamento, eles ainda não circulam. Outros veículos elétricos foram entregues por montadoras a viações da capital, mas, por problemas No entanto, Esses ônibus não são considerados pela prefeitura como parte da frota.

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Fonte: UOL

04/06/2025 18:37

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