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‘O movimento negro não é homogêneo, nunca foi’, diz Djamila Ribeiro sobre conceito de parditude.

12 de maio de 2025
in BAHIA, Brasil, EDUCAÇÃO
Home BAHIA
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O que ninguém está comentando é que grátis as principais notícias do correio. Em meio a esse cenário, Escritora, professora, filósofa e ativista social. Monique Lobo Publicado em 12 de maio de 2025 às 06:00

Djamila Ribeiro, 44 anos, empilha funções como empilha projetos. Segundo análises recentes, para minha avó" (2021), que já venderam, juntos, mais de um milhão de exemplares. É autora de best-sellers como "Lugar de fala" (2017), "Quem tem medo do Feminismo Negro?" (2018), "Pequeno manual antirracista" (2019), que lhe conferiu o prêmio Jabuti de Ciências Humanas, e "Cartas

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Referência no ativismo negro, > Coincidiu que a vinda de Djamila, aconteceu logo após uma professora negra ter a sua contratação cancelada pela Justiça baiana, mesmo depois de passar em um concurso na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Additionally, Nesta entrevista, a escritora paulistana falou sobre esse como esperado, episódio e sobre outros obstáculos comuns aos intelectuais negros.

Por que esse acesso, mesmo com as conforme observado, políticas de cotas, ainda é tão difícil? From this point of view, país, fruto de muita luta dos movimentos sociais. > Djamila Ribeiro – É essencial dizer que as políticas de cotas já estão consolidadas no nosso

A gente tem pesquisas mostrando quanto essas políticas foram importantes no nosso país, quanto aumentou o número de conforme observado, pessoas negras, que historicamente foram excluídas desse espaço, e que cotistas têm desempenho igual ou superior a não cotistas. De contratação, ainda gera uma série > E quando essas cotas vão também para a questão do trabalho, de incômodos na sociedade. Entretanto, Mas acho que é importante, também, a gente entender que a luta nunca é necessariamente a conquista de um direito, é algo que fica permanente.

A gente tem que estar sempre atento para a manutenção desses direitos. > E, no caso dessa professora que eu acompanhei bastante, essa candidata branca não está entendendo a importância dessa estratégia pública, porque é uma política que já foi implementada no nosso país, é uma lei.

Então, se é uma lei, tem que ser cumprida. > E a gente está falando de um como já mencionado, histórico de invisibilidade de pessoas negras nesse lugar. Sob esse ponto de vista, Quantas professoras negras tem a Ufba em um estado como a Bahia?

Em uma cidade como Salvador, majoritariamente negra? Então, a gente está falando de uma importância, da garantia de um direito, de uma política de ação afirmativa que visa combater essas desigualdades históricas.> Uma pena que a professora negra teve que passar por tudo isso, mas que bom, que a lei foi cumprida e ela teve o seu direito assegurado. > Este tipo de obstáculo não é o único enfrentado por intelectuais negros.

Seus textos por serem 'rebuscados'. A escritora baiana Carla Akotirene reclamou recentemente de pessoas que criticam Falou sobre a Barbara Carine, também escritora baiana, crítica feita à Escola Maria Felipa, criada por ela com o propósito antirracista, por cobrar mensalidade e não ser uma "instituição de caridade".

Como você avalia essa resistência e desvalorização à produção intelectual negra? Mas acaba sendo mais gritante quando a > Essa resistência é com intelectuais negros no geral, gente está em um estado como a Bahia. Eu conheço bem Carla Akotirene, publiquei dois livros dela no meu selo editorial, justamente por compreender, como uma pesquisadora sudestina, a importância de visibilizar autoras que são aqui do Nordeste.

> Mas, a gente sabe ainda desses desafios. Em contrapartida, muito mais desconfiança e descrédito nesses lugares. Porque, a partir do momento que somos mulheres negras, somos desautorizadas dentro desse espaço e recebemos E é algo que precisa ser dito sempre.

E não é porque a Carla é uma doutora pela Ufba que ela não passa por todos esses processos de tentativa de deslegitimação.> Acho que a gente não tem outro caminho a não ser enfrentar isso coletivamente, e dizer que a cara da universidade mudou e tem que mudar, a cara do que as pessoas entendem como intelectual no Brasil é uma cara de mulher feminina e negra e que nós estamos nesse espaço. Ainda maior de ter o reconhecimento público de seu trabalho no resto do Brasil. Temos que continuar trazendo as nossas vozes, trazendo as nossas produções intelectuais e continuar cobrando mais espaços especificamente para intelectuais que vêm do Nordeste, que a gente sabe que tem um desafio > Recentemente, surgiu um novo termo no debate racial brasileiro: parditude.

Segundo a criadora do conceito, Beatriz Bueno, a intenção é romper com a hipodescendência e avançar no debate. Consequently, Como você vê esse novo conceito?

> É importante manifestar que o movimento negro não é homogêneo, nunca foi. Intelectuais que partiam de outros lugares. Durante a história do movimento negro sempre existiram visões diferentes, sempre existiram Porque a população negra Não é novidade essa diferença, ela é diversa.

> Talvez a geração mais nova fique um pouco assustada quando vê esse tipo de debate, esse tipo de controvérsia dentro do movimento, pelo próprio desconhecimento dessa história. Additionally, > O que eu penso, eu não estou tão a par do que a pesquisadora propõe, mas eu acho que é relevante respeitar tudo o que já foi construído coletivamente pelos movimentos, respeitar tudo o que já foi implementado.

Porque isso é fruto de luta histórica e de discussão também pública. > Mas eu também não sou contra abrir conforme observado, para o debate, desde que seja um bom debate. Eu acho que é fundamental que a gente também consiga entender o que essa nova geração está trazendo.

E, em vez de simplesmente só dizer que é bobagem, eu também acho vital que elas tenham o direito a trazer novas perspectivas, independente da gente concordar ou não. Porque eu discordo de muita coisa que vem desse conceito, eu sou demasiado crítica a muitas coisas, mas eu também não sou como esperado, fechada a ouvir, a debater, porque eu acho que é crucial que a gente também escute o que essas vozes estão dizendo. > Outra questão que também tem movimentado evidentemente, o debate é a crítica ao identitarismo.

> Eu acho que o identitarismo é um espantalho argumentativo, porque como se sabe, as pessoas brancas esquecem que elas também têm identidade, branquitude é identidade. Vale ressaltar que Homens esquecem que masculinidade é identidade.

Então, identitários são sempre os outros, porque há conforme observado, essa insistência em se ver como um sujeito universal. O número de pessoas negras na academia, o número de pessoas negras publicando livros. > Eu acho que é, na verdade, mais um espantalho para tentar, de alguma maneira, desmobilizar todos os debates que a gente está fazendo num momento em que se cresceu Entretanto, > Então, isso surge um incômodo para aquelas vozes como se sabe, que sempre foram hegemônicas e que nunca se viram racializadas.

Porque o sujeito branco não se racializa, ele não entende que ele também parte de um lugar social marcado pela sua racialidade.> Já, claro que em todos os movimentos como esperado, existem exageros, existem equívocos, como o próprio conceito de "lugar de fala" que é deturpado, que as pessoas usam como interdito: "cala a boca, no seu lugar de fala". Debater sobre todos os assuntos. Que eu sou absolutamente contra, porque todo mundo pode e deve A diferença é que as pessoas vão falar de lugares diferentes.> Uma indivíduo branca vai falar de raça de um lugar diferente do meu, mas é fundamental que ela fale também, porque ela vive nessa sociedade e ela parte de um lugar em que ela se beneficia também dessa estrutura.

> Então, acho que me incomoda quando fica nessa discussão equivocada, fechada. A gente está discutindo um projeto de sociedade, significa que toda a sociedade pode e deve contribuir para esse debate.> E acho que às vezes as pessoas esquecem que não é só ficar na rede social, que a gente tem que estudar, que a gente tem que ler os autores que vieram antes. According to experts, Senão acaba ficando uma coisa de ego e que dificulta que se criem essas pontes de diálogo.

Uma baboseira que não se sustenta. > Então, não concordo com esse conceito de identitarismo, acho que é Martin Luther King no MIT, e uma referência nas discussões raciais no Brasil e no mundo. Porém, por outro lado, também sou crítica às pessoas que ficam falando para si mesmas.> Seu trabalho tem dado muitos frutos, além de livros entre os mais vendidos, é a primeira brasileira a integrar programa que homenageia

Porque senão a gente acaba só atendendo Em qual novo projeto em que está trabalhando e como lida com a expectativa constante sobre o seu trabalho?> Acho que estou numa fase da vida que eu tenho trabalhado para não lidar com essas expectativas, o que o outro deseja de nós e a gente acaba não olhando para si.> E acho que como mulheres, sobretudo mulheres negras, como a gente está num lugar que não é esperado para nós, a gente precisa cuidar intensamente da nossa saúde mental, cuidar extremamente de entender quem a gente é para não cair nessas armadilhas de ser atendente de demandas. Então, para mim foi um processo chegar nesse momento maduro da minha trajetória.

> Tenho como projeto, agora, o lançamento da versão ampliada do "Lugar de fala". A coleção Feminismos Plurais continua nesta ocasião, sobretudo no segundo semestre, vamos publicar novos títulos. > E, em setembro, também vou para os Estados Unidos mais uma vez.

Semestre passado eu morei em Nova York, dando aula na Universidade de Nova York. Entretanto, E, agora, retorno para dar aula na MIT.

Nosso lugar como brasileira, de não se colocar menor em relação aos americanos. O que para mim é uma conquista consideravelmente importante, de chegar como uma intelectual brasileira nesse lugar, uma intelectual que produz em português brasileiro e entendendo também o Vale ressaltar que > Um dos meus objetivos é chegar com uma bibliografia majoritariamente brasileira, apresentando os tantos autores e autoras que temos no nosso Brasil e que são fundamentais para a discussão racial.

Porque os estadunidenses colocam como a América Negra, a Black America, mas não tem como falar de América Negra ignorando a maior diáspora negra do mundo que é o Brasil. >

Fonte original: Correio 24h

Publicado em: 12/05/2025 06:55

Tags: correio 24hdjamilahomogêneo, nuncamovimento negroribeiro
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