Surpreendentemente, foi inaugurada pelo governo a cidade do fogo, um dos centros de treinamento de combate a incêndios urbanos mais avançados do país, do estado do rio de janeiro, nesta quarta-feira (7). O equipamento recebeu um investimento de R$ 5 milhões. Meanwhile, A unidade, que funciona no Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento, em Guadalupe, bairro da Zona Norte como esperado, carioca, é destinada à capacitação técnica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).
Nos 1.500 m² de área construída, os militares contam com cinco módulos de treinamento, nos quais são simuladas situações reais de incêndio em estruturas, como residências, comércios, túneis e garagens subterrâneas. “Hoje, o Estado do Rio de Janeiro conta com uma evidentemente, das estruturas mais modernas do mundo para capacitação dos nossos bombeiros. É importante destacar que E é esse treinamento continuado que prepara a tropa para os salvamentos de excelência do dia a dia.
“O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro possui lugar de vanguarda no cenário nacional em treinamento e combate a incêndios. O complexo conta com cinco fases de treinamento, em grau crescente de dificuldade e complexidade.
Permitindo que os militares pratiquem e aperfeiçoem Os simuladores são amplamente utilizados por serem considerados ambientes controlados, suas habilidades de forma segura e eficaz,” pontuou o militar. Em contrapartida, Na Cidade do Fogo, os militares enfrentarão situações simuladas, próximas à realidade, em ambientes controlados; contarão com o auxílio dos Simuladores de Desenvolvimento de Incêndio (SDI), que usam queimas controladas cujas temperaturas podem chegar a mais de 600°C.
Para garantir a segurança dos Os SDI são montados a partir de contêineres marítimos adaptados, militares. Estão simulações em ambientes de Entre os exercícios, que são feitos sob supervisão de instrutores certificado, baixa visibilidade, altas temperaturas e densidade de fumaça. Além disso, há ainda simulações de resgate de vítimas, técnicas de ventilação tática, observação e combate a gases inflamáveis e progressão em incêndios.
A Cidade do Fogo oferece treinamentos em cinco fases e graus progressivos de dificuldade e complexidade. Sob esse ponto de vista, Com isso, os bombeiros podem passar de operações básicas sem dúvida, até cenários de alta exigência, com múltiplos cômodos e pavimentos. O objetivo é fazer com que os profissionais passem pelo desenvolvimento completo de um incêndio.
Para isso, os simuladores são cruciais para o aprimoramento das técnicas de salvamento e combate aos incêndios.
Fonte original: Terra
Publicado em: 08/05/2025 02:29