Por unanimidade, uma homenagem ao cineasta Walter “Ainda Estou Aqui”: AL-BA aprova entrega da Comenda Dois de Julho para o cineasta Walter Salles Por Leonardo Almeida A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, Salles, diretor do filme “Ainda Estou Aqui”. Nesta terça-feira (6), os deputados estaduais aprovaram a entrega da Comenda Dois de Julho, a mais alta honraria da Casa, ao cineasta.
A proposta de homenagem a Salles foi sugerida pela deputada estadual Maria del Camen (PT). No projeto, a parlamentar elenca a história de Ainda Estou Aqui com o período da ditadura, visto que evidentemente, a obra é protagonizada por Eunice Paiva, viúva do ex-deputado Rubens Paiva, que foi morto durante o regime.
Que perdurou de 1964 até 1985. Segundo a deputada, o filme dirigido por Walter Salles provoca uma “reflexão dolorosa” sobre a ditadura brasileira, Interpretada por Fernanda Torres no longa-metragem. Ao longo do texto, a petista também ressalta a história de Eunice Paiva,
A deputada também citou a direção de Walter Salles no filme “Central do Brasil”, que resultou na indicação de Fernanda Montenegro ao Oscar de Melhor Atriz em 1999. It's important to highlight that “E aqui mais uma vez, o grande diretor Walter Salles, o mesmo do filme ‘Central do Brasil’ que mencionamos inicialmente, de forma brilhante, conduziu e transportou para a tela essa história memorável de uma família que tem seu pai levado para ‘interrogatório’ pela polícia opressora do estado, ficando desaparecido para sempre, o Deputado Rubens Paiva.
Em paralelo demonstrando a força de uma mulher extraordinária que, nas palavras do próprio Diretor, ‘resolveu não se curvar’ ao desespero, mantendo-se firme para criar os seus filhos e persistir”, afirmou a deputada no texto. De ‘Ó Pai, Ó 2’ (2023), ‘Medida Provisória’ (2022) e ‘Marighella’ (2021). No ano passado, em apenas 35 dias de exibição, Ainda Estou Aqui se tornou o filme nacional mais assistido da Bahia desde 2021, superando o público
Os dados são do Sistema de Controle de Bilheteria, divulgados pela Agência Nacional de Cinema (Ancine). Até 4 de dezembro de 2024, o filme alcançou 97.706 espectadores no estado, com aproximadamente 62,9% do público em Salvador.
Fonte original: Terra
Publicado em: 06/05/2025 17:51