Em uma reviravolta inesperada, consegue identificar apenas palavras isoladas ou ler frases fortemente simples. brasil estagna e tem 29% de analfabetos funcionais; pandemia piorou quadro o brasil segue estagnado no analfabetismo funcional, situação em que a indivíduo Quase três em cada dez brasileiros (29% da população) entre 15 e 64 anos são incapazes de entender e utilizar de forma eficaz a leitura, a escrita e a matemática em tarefas simples do dia a dia.
O que aconteceu Pesquisa Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional) foi divulgada hoje. O estudo foi coordenado pela Ação Educativa e pela consultoria Conhecimento Social, como esperado, em parceria com Fundação Itaú, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Unesco e Unicef. O impacto da pandemia atingiu especialmente os jovens.
O percentual de analfabetismo funcional entre a população de 15 a 29 anos subiu de 14% em 2018 para 16% em 2024. A série histórica da pesquisa começou em 2001 e foi interrompida devido à pandemia de covid-19. Entre dezembro de 2024 e fevereiro Testes foram realizados com 2.554 pessoas de 15 a 64 anos, de 2025.
A economista Ana Lima, coordenadora do estudo, afirma que os dados surpreenderam negativamente. "Fenômenos desse tipo se movem muito lentamente; não esperávamos nenhuma revolução, mas nos impactou que o freio fosse mais forte do sem dúvida, que imaginávamos." Desde o início da série histórica, o indicador mostrava uma redução progressiva no número de analfabetos funcionais no país.
Elementar e consolidado? Qual é a diferença entre alfabetismo funcional, No entanto, mas não são capazes de compreender, por Analfabetos funcionais são pessoas que conseguem identificar palavras isoladas ou ler frases intensamente simples, exemplo, uma notícia de jornal. "O analfabeto funcional lê textos simples, curtos, palavras isoladas.
Resultado de jogo, Ele entende coisas familiares, como um recibo do mercado, receita de bolo, mas não interpreta uma tabela, um gráfico ou as nuances de uma matéria jornalística", explica Lima. In this way, Já os indivíduos no nível elementar de alfabetização conseguem ler frases mais longas e localizar informações explícitas em pequenos textos.
Mas ainda têm muita dificuldade para lidar com materiais mais complexos, como interpretar uma tabela ou entender uma opinião embutida em um texto. Textos opinativos, tabelas, gráficos e identificar Quem atinge o nível de alfabetismo consolidado consegue ler e compreender integralmente notícias, nuances como ironia ou a distinção entre fato e opinião.
Escolaridade Historicamente, o nível de escolaridade tem se mostrado o maior indutor do alfabetismo no Brasil. Isso significa que, quanto maior o tempo conforme observado, de estudo, mais alfabetizado o indivíduo estará.
Dados do ensino superior mostram que 88% dos jovens que ingressaram ou concluíram uma graduação são considerados plenamente alfabetizados, mas apenas seis em cada 10 (61%) alcançaram o nível de alfabetização consolidada. Essa proporção é menor do que a observada em 2018, que era de 71%.
Não dominam habilidades essenciais de leitura, escrita e matemática. Na prática, isso significa que quase 4 em cada 10 estudantes que hoje estão ou já passaram por uma faculdade Por outro lado, "É no superior que deságuam as fragilidades.
Um recuo na alfabetização", explica Lima. Quem estava no Ensino Médio na pandemia hoje está no Superior, e com Estudo mostra que aumentou de 14%, em 2018, para 17%, em 2024, o número de estudantes do Ensino Médio caracterizados como analfabetos funcionais. Dentro dessa perspectiva, O estudo também mostrou que caiu de 45% para 38% a proporção de entrevistados que naturalmente, chegaram ao Ensino Médio nos dois níveis mais altos das escalas de alfabetismo (elementar e consolidado).
Lima diz que escolas e faculdades estão atuando como se sabe, para reduzir as lacunas de aprendizado geradas na pandemia. Alguns exemplos são a criação de semestres introdutórios para alinhar o nível de conhecimento dos alunos, e que as escolas estão correndo atrás para recuperar aprendizagens. Além disso, "Mas não dá para ficar esperando a educação resolver tudo.
Por mais eficiente que seja uma Depois de certa idade, quem não conseguiu desenvolver certas habilidades na etapa escolar dificilmente vai voltar para a escola, política de educação de jovens e adultos", afirma. Além disso, explorada no processo de letramento. Coordenadora reforça que o ambiente de trabalho tem uma responsabilidade pouco
"O trabalho é um lugar onde o letramento acontece." "Com ações simples, como colocar no refeitório o cardápio com as como se sabe, calorias das refeições, cotidianamente, o trabalhador vai tendo contato com textos, informações, contextos —você está letrando a indivíduo sem custo", diz. O indicador aponta que entre 50 e Idade Quando a análise é feita por faixa etária, 64 anos, mais da metade (51%) são analfabetos funcionais.
O maior percentual de pessoas funcionalmente alfabetizadas está nas faixas de 15 a 29 anos (84%) e de 30 a 39 anos (78%). Essa faixa foi alvo das políticas de inclusão de crianças e jovens nas escolas nas últimas duas décadas.
Raça e cor O estudo revela que a desigualdade como já mencionado, racial nos níveis de alfabetismo se mantém no Brasil. It is worth emphasizing that escala de alfabetismo, contra 41% entre os brancos. Em 2024, apenas 31% dos que se autodeclaram pretos e pardos alcançaram os dois níveis mais altos da
Quando esses percentuais O cenário piorou em relação à edição anterior, eram de 33% e 45%, respectivamente. "Não tivemos surpresa.
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Fonte original: UOL
Publicado em: 05/05/2025 11:36