O recém-inaugurado hospital em Salvador prestará assistência a pacientes que foram regulados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Cerca de 60% das admissões em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais da Bahia estão relacionadas a acidentes de trânsito, conforme revelado durante a inauguração do novo Hospital Ortopédico do Estado, que iniciará suas operações na terça-feira (5) no bairro do Cabula.
A recém-inaugurada unidade visa expandir os serviços de atendimento ortopédico, atendendo a uma das maiores demandas de saúde no estado da Bahia. Durante o evento de inauguração, a Secretaria de Saúde foi autorizada a implementar ações do Programa Vida no Trânsito (PVT), do Ministério da Saúde.
O programa terá como foco 17 municípios baianos com elevadas taxas de acidentes, incluindo Alagoinhas, Jequié, Capim Grosso, Santo Estêvão e Teixeira de Freitas.
“Estamos expandindo o Programa Vida no Trânsito para diversos municípios, com iniciativas para fortalecer a segurança viária, intensificar a fiscalização, promover a educação no trânsito, realizar alterações no desenho viário e reduzir os limites de velocidade”, afirmou Roberta Santana, secretária estadual de Saúde.
Além de lidar com casos de urgência relacionados a acidentes, o novo hospital também atenderá outras demandas ortopédicas, conforme explicado pelo diretor do Hospital Ortopédico do Estado, o médico Roger Monteiro. “No momento, as cirurgias mais procuradas são as cirurgias de trauma, como as fraturas de fêmur em idosos e lesões no quadril e no joelho. Estas serão as primeiras a serem realizadas”, destacou.