A brasileira, Bia Haddad, ganhou da americana Bernarda Pera, número 81 do mundo, nesta quinta-feira (24), em partida válida pelo Madrid Open, em Madri, na Espanha. Sem vencer desde o Australian Open, no início do ano, Bia virou o jogo por 2 sets a 1, parciais 2/6, 6/3 e 6/1, e quebrou a sequência de nove derrotas seguidas.
Ao eliminar a adversária, a número 19 do mundo garantiu o avanço à terceira fase do Masters 1000 de Madri, na Espanha. Agora a jogadora se prepara para enfrentar Belinda Bencic, 42ª colocada do ranking.
A seca
O último triunfo da brasileira em disputas de simples havia sido no Australian Open, quando venceu a russa Erika Andreeva, em 16 de janeiro de 2025. Desde então, foram nove derrotas consecutivas em oito competições diferentes, se tornando a pior sequência de toda sua carreira profissional. A vitória encerrou uma “seca” de Bia Haddad, que durava mais de três meses.
A jogadora também havia perdido em seu primeiro compromisso nos WTA 500 de Stuttgart e de Mérida e nos WTA 1000 de Miami, Indian Wells, Dubai e Catar. Além disso, acumulou duas derrotas pela Copa Billie Jean King.
Apesar de um começo de ano frustrante, com apenas três vitórias e dez derrotas no ano, Bia segue no top 20 no ranking WTA. Com a vitória desta quarta, a tenista de São Paulo faturou 53 mil euros (cerca de R$ 342 mil, na cotação atual).
Como foi o jogo
Na estreia do Madrid Open, Bia Haddad começou perdendo o jogo e sentiu a pressão logo no início da partida. No entanto, deixou a adversária crescer em quadra e fechar em 6/2 o primeiro set da disputa. No segundo, impulsionada pela torcida, Bia reagiu, quebrou o saque da rival e fechou em 6/3.
A tenista manteve o ritmo no terceiro e decisivo set, aproveitou os erros da adversária para abrir 5/1, encerrando a partida em 6/1 com mais uma quebra. Segundo o ge, a torcida do Brasil estava em peso na arquibancada em Madri, entoando uma canção de apoio à paulista.