CNN —
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos entrou com um processo contra o estado do Maine por se recusar a cumprir a proibição de atletas transgêneros em esportes escolares do ensino médio, anunciou a procuradora-geral Pam Bondi nesta quarta-feira.
A ação judicial alega que o Maine está violando o Título IX — lei federal que proíbe a discriminação com base em sexo em instituições de ensino que recebem recursos federais. O processo é mais um capítulo no embate público entre o governo Trump e a governadora do Maine, Janet Mills, do Partido Democrata.
“Esgotamos todas as alternativas possíveis”, afirmou Bondi. “Tentamos fazer com que o Maine obedecesse. Não queremos estar aqui entrando com processos, queremos que os estados cumpram a lei.”
Segundo o texto da ação, “as diferenças fisiológicas inegáveis entre homens e mulheres oferecem aos meninos vantagens naturais em força, velocidade e físico, o que influencia diretamente o resultado das competições esportivas.”
A ação ainda argumenta que “os efeitos são claros: meninas são tiradas do pódio, perdem oportunidades de avançar em competições regionais e nacionais, além de ficarem sem visibilidade para bolsas de estudo e reconhecimento acadêmico.”