Celular nas escolas: aliado ou vilão? A Lei nº 15.110/2025 restringe o uso de celulares em escolas, e o MEC reforça diretrizes para seu uso pedagógico.

Regulamentação e Orientações do MEC
O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu diretrizes para o uso pedagógico dos dispositivos móveis, ressaltando que, quando bem planejado, o celular pode ser um aliado na educação, especialmente para reduzir desigualdades.
Educação Digital e Midiática
O MEC reforça a importância da educação digital para desenvolver pensamento crítico e uso responsável da tecnologia. Entre as recomendações estão:
- Planejamento intencional: Professores devem definir objetivos claros para o uso da tecnologia na aprendizagem.
- Tecnologia como meio: Os dispositivos devem ser ferramentas de apoio ao ensino, não o foco principal.
- Reflexão crítica: Estudantes precisam ser incentivados a questionar e analisar o impacto das tecnologias em suas vidas.
- Contextualização: O uso de tecnologia deve respeitar o contexto sociocultural dos alunos para uma aplicação eficaz.
Uso de Dispositivos por Nível de Ensino
- Educação Infantil: Priorizar atividades desplugadas para estimular criatividade e desenvolvimento motor.
- Ensino Fundamental e Médio: Preferir dispositivos fornecidos pela escola para garantir um uso adequado e pedagógico.