As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) de 2025 encerram nesta terça-feira, 28 de janeiro. O programa oferece bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) para cursos em instituições privadas de ensino superior.
Nesta edição, estão disponíveis 338.444 bolsas, distribuídas entre 403 cursos em 1.031 instituições privadas em todo o Brasil. Destas, 203.539 são integrais e 134.905 parciais.
Os cursos com maior número de bolsas são Administração (27.101), Pedagogia (22.947), Direito (22.746), Ciências Contábeis (14.800) e Educação Física (13.639).
A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente no site do Prouni, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O programa oferece duas chamadas, e em cada uma delas, os candidatos pré-selecionados deverão comparecer à instituição de ensino para apresentar os documentos necessários.
Os documentos exigidos incluem identidade do candidato e dos membros do grupo familiar, comprovante de residência, histórico escolar do ensino médio, comprovante de rendimentos, entre outros documentos específicos, como de deficiência ou de situação de separação, divórcio ou falecimento dos pais, se for o caso.
Para concorrer às bolsas, o estudante deve atender a alguns requisitos, como ter concluído o ensino médio integralmente em escolas públicas ou ter sido bolsista integral em escolas privadas. Pessoas com deficiência e professores da rede pública que desejam se candidatar a cursos de licenciatura ou pedagogia também podem participar. As demais condições estão disponíveis no site do programa.
O cronograma prevê que o resultado da primeira chamada seja divulgado no dia 4 de fevereiro, enquanto a segunda chamada será no dia 28 de fevereiro. Para participar da lista de espera, os candidatos devem manifestar interesse entre os dias 26 e 27 de março de 2025, pelo Portal Único de Acesso.