O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, se pronunciou nesta quinta-feira (16) sobre as simbologias associadas às facções criminosas do estado, que têm gerado discussões nas redes sociais nos últimos meses. Em entrevista, ele afirmou que não vai dar visibilidade a grupos criminosos.
“Eu não faço propaganda para facção nenhuma. Sabemos a realidade de outros estados, e aqui enfrentamos a nossa própria realidade diariamente. Não vou fazer referência a simpatias ou simbologias. Não vou dar espaço para qualquer tipo de imposição de facção. Estamos no combate constante contra essas organizações e não vamos ceder. Porém, sabemos que o problema é maior e exige até mudanças legislativas. Não é possível que tenhamos um Código Penal tão defasado em relação aos crimes violentos contra a pessoa, especialmente em um país que registra mais de 50 mil mortes”, destacou, durante a Lavagem do Bonfim deste ano.
Sobre a segurança do evento, Werner destacou que o planejamento para este ano é o mais robusto dos últimos tempos, mencionando ações como a instalação de um Centro de Monitoramento na Colina Sagrada, uma novidade nesta edição, além de outras medidas para reduzir a criminalidade durante a festa.
“Temos policiais infiltrados em pontos estratégicos, principalmente nas áreas com maior índice de ocorrências, como furtos nas aglomerações. Também estamos utilizando mais de 80 câmeras, incluindo tecnologia de reconhecimento facial. […] Pedimos que as pessoas venham com espírito de fé e paz, para que tenhamos um ótimo dia”, concluiu.