O Conselho Municipal de Transportes de Feira de Santana aprovou, nesta segunda-feira (13), um aumento de 40 centavos na tarifa do transporte público. Com a mudança, a passagem passará a custar R$ 5,15 para pagamentos com cartão e R$ 5,50 para quem pagar em dinheiro.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, explicou ao Acorda Cidade, que o reajuste é necessário para cobrir custos como o aumento no preço do diesel, reajustes salariais dos rodoviários e outras despesas operacionais. Ele lembrou ainda que o último reajuste ocorreu em agosto de 2023.
“Estamos discutindo a manutenção do sistema, onde o usuário paga pelo serviço, mas como a tarifa real fica muito alta, o poder público também entra com apoio. Ficamos mais de um ano sem aumento, já que o último reajuste foi em agosto de 2023”, afirmou o secretário. A decisão gerou protestos entre estudantes e a sociedade civil, que questionam os impactos do aumento para a população. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), por exemplo, votou contra o reajuste e criticou a composição do conselho, alegando que não representa adequadamente os interesses da população.