Na tarde desta quarta-feira (8), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) anunciou, por meio de nota oficial, o cancelamento da Copa Governador, que havia sido reeditada durante o evento do conselho técnico do Campeonato Baiano 2025, em novembro de 2024. Com a decisão, a vaga destinada ao campeão do torneio estadual para a Copa do Brasil será transferida para o terceiro colocado da primeira fase do Campeonato Baiano, conforme o disposto no artigo 15 do regulamento oficial do Baianão 2025.
A Copa Governador, que deveria ser realizada até 20 dias após o término do Campeonato Baiano, não ocorrerá neste ano devido à baixa adesão dos clubes. Para que a competição fosse realizada, era necessário o registro de pelo menos seis equipes, sendo quatro da Série A do estadual. No entanto, apenas três clubes da elite e dois da Série B se inscreveram, não alcançando o número mínimo de participantes.
De acordo com o artigo 15 do regulamento do Campeonato Baiano, a vaga para a Copa do Brasil será agora destinada ao time que terminar em terceiro lugar no Baianão. O texto do artigo 15 estabelece:
Art. 15 – Considerando que a FBF possui três vagas para a Copa do Brasil – Edição 2026, a terceira vaga será destinada ao campeão da Copa Governador do Estado – Edição 2025. Caso a competição não seja realizada por qualquer motivo, a vaga será destinada à equipe que terminar em 3º lugar no Campeonato Baiano de Futebol Profissional – Série A – Edição 2025.
Em 2025, a Série A do Campeonato Baiano, que tem início neste sábado (11), contará com a participação dos seguintes clubes: Atlético de Alagoinhas, Bahia, Barcelona de Ilhéus, Colo-Colo, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto Sport Club e Vitória.