Fernanda Torres surpreendeu ao conquistar o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama neste domingo, 5, por sua performance em Ainda Estou Aqui. Em entrevista à TV Globo, a atriz confessou que não acreditava na vitória e destacou a importância da campanha de divulgação nos Estados Unidos, além de se emocionar ao falar sobre sua mãe, Fernanda Montenegro, e o autor Marcelo Rubens Paiva, que inspirou o filme.
“Eu juro que achava que não tinha a menor chance. Estou chocada!”, disse Fernanda logo após receber o prêmio. Ao ser questionada sobre o que poderia ter sido decisivo para sua conquista, a atriz destacou o apoio de mídias especializadas em Hollywood. “A Variety ajudou muito, assim como Collider, Deadline. Começou uma campanha linda. O meu nome foi sendo destacado. Mas eu não tenho ideia de quem vota”, explicou.
Visivelmente emocionada, Fernanda fez questão de refletir sobre a importância do filme e pedir desculpas ao escritor Marcelo Rubens Paiva por não mencioná-lo em seu discurso de agradecimento. “Marcelo, não falei teu nome! Amo você, cara! O livro dele foi a base desse filme. É tudo muito bonito”, afirmou.
A atriz também mencionou sua mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada ao mesmo prêmio em 1999 por Central do Brasil, mas não venceu. “A mamãe tinha certeza de que eu ganharia. Eu dizia: ‘Não tem chance’. E ela respondia: ‘Vai levar!’. Mamãe!”, relembrou com carinho.
Quando questionada sobre uma possível “carreira internacional”, Fernanda preferiu desviar do assunto. “Eu não separo o nacional do internacional, é tudo uma carreira só!”, afirmou, com seu estilo característico de descomplicar a questão.
Ainda Estou Aqui conta a história de Eunice Paiva, uma mulher de força e coragem, em um enredo que mistura memória, história e sensibilidade. A atuação de Fernanda Torres foi amplamente elogiada pela crítica e coroada com um dos prêmios mais importantes do cinema e da televisão mundial.