Dois homens responsáveis pela realização da festa tipo ‘Batalha do Naipe’ foram presos nesta quinta-feira, 4, a pedido do Ministério Público do Estado da Bahia. O evento ocorreu no domingo, dia 1º, no município de Santa Luz, onde vídeos de crianças circulam nas redes sociais. Em um deles, um menino foi filmado dançando enquanto segurava o que parecia ser uma arma de fogo.
Outro vídeo também chamou atenção da web. Nesse, uma menina menor de idade aparece dançando em cima de um palco e fazendo gestos que lembram o ato de se depilar, enquanto tocava uma música de pagode.
Segundo o promotor de Justiça Luciano Taques Ghignone, o evento envolveu a exposição pública e degradante de crianças e adolescentes executando coreografias de claro conteúdo sexual e apologia ao crime.
O promotor de Justiça também solicitou e a Justiça determinou a busca e apreensão nas residências dos responsáveis pelo evento. Para Luciano Taques, “não resta dúvidas de que várias foram as infrações penais praticadas, sendo cada criança ou adolescente vítima das práticas às quais foi exposta”.
A participação, afirma ele, “impactou negativamente o processo de desenvolvimento desses jovens, transmitindo-lhes referencias e reforçando padrões que são o exato oposto do que comanda o Estatuto da Criança e do Adolescente”. Um evento que teve consequências sociais “catastróficas”, complementou.