O Diário Oficial do Estado divulgou, na edição de terça-feira (24), o aviso de licitação para a requalificação da Praça do Reggae, no Largo do Pelourinho.
O processo de licitação para a contratação de empresa de engenharia para a elaboração de projetos executivos é de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).
“A liberação da licitação para elaboração do projeto executivo para a requalificação da Praça do Reggae é um passo fundamental para a preservação e valorização desse espaço tão simbólico para a cultura baiana e a memória do Pelourinho. Nosso objetivo é garantir que a intervenção respeite a história do local, ao mesmo tempo em que promove melhorias que beneficiem a comunidade e os visitantes,” disse o diretor-geral do Ipac, Marcelo Lemos.
E conclui o dirigente da instituição: “Assim que assumi a direção do Ipac, umas das primeiras reuniões que participei foi com lideranças que reivindicam a requalificação da praça e esse foi um compromisso firmado por essa gestão.”
Alisson Sodré, diretor executivo da Associação Comunitária Alzira do Conforto, instituição que combate a intolerância religiosa no Pelourinho, comemora a publicação: “Esta publicação é um marco. A Praça do reggae se caracterizou ao longo dos anos como um espaço de fortalecimento da cultura negra. Quando o Governo se sensibiliza com a causa da música reggae, é muito significativo, porque entendemos que a sociedade está sendo ouvida”, afirma e ressalta que a Praça do Reggae foi palco de apresentações de grandes artistas como Caetano Veloso, Arnaldo Antunes e Edson Gomes.
Sobre a licitação:
O chamamento público, que visa a contratação de empresa de engenharia para a elaboração de projetos executivos para a requalificação, terá abertura às 10h do próximo domingo (29), através do site: https://licitacoes-e2.bb.com.br/aop-inter-estatico/ ou https://www.gov.br/pncp/pt-br.